Mecanomiografia como técnica de detecção de fadiga muscular durante a aplicação da estimulação elétrica neuromuscular (EENM)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A estimulação elétrica neuromuscular (EENM) é uma técnica vastamente utilizada para a obtenção de movimentos funcionais, em indivíduos que apresentam déficit motor e não conseguem realizar a contração muscular voluntária. Porém, a instalação da fadiga ocorre de maneira mais rápida durante a contração muscular provocada por EENM se comparada à contração voluntária, havendo a necessidade de monitoração da ação muscular durante sua aplicação. Nesta pesquisa, estuda-se a aplicabilidade da mecanomiografia (MMG) durante a aplicação da EENM, visando avaliação da fadiga muscular periférica decorrente da aplicação dessa técnica. Um sistema de aquisição de sinais mecanomiográficos e um protocolo experimental foram desenvolvidos. Durante os ensaios in vivo, a EENM foi aplicada em 10 voluntários saudáveis e sedentários e, simultaneamente, adquiriram-se os sinais de MMG (amplitude e freqüência) e de torque (amplitude), que foram processados e mostrados no computador. Os resultados encontrados indicam que a mecanomiografia pode ser utilizada como técnica de monitoração de fadiga. Porém, apenas o parâmetro relacionado à amplitude do sinal montrou correlação com a redução do torque gerado nessa situação.

ASSUNTO(S)

estimulação neural mecanografia fadiga muscular biomedical engineering engenharia biomédica - dissertações estimulaçao elétrica muscle fatigue eletric stimulation engenharia medica

Documentos Relacionados