Literatura e performance: incursões teóricas a partir da escrita literária de Lemebel, Lispector, Prata e Saer
AUTOR(ES)
Juliana Helena Gomes Leal
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
24/02/2012
RESUMO
Nesta tese, a partir da leitura de obras dos escritores Antônio Prata (Brasil), Clarice Lispector (Brasil), Juan José Saer (Argentina) e Pedro Lemebel (Chile), do delineamento de uma genealogia não exaustiva dos usos do termo performance e de alguns estudos já existentes sobre escrita performática, de uma aproximação dialógica com algumas reflexões teóricas de pesquisadores variados (nas áreas da Filosofia, da Arte, da Literatura, dos Estudos Literários, da Sociologia etc.), esboço três núcleos conceituais que tentam oferecer alguma sustentação teórica ao operador escrita performática. O primeiro se refere à presença de um caráter relacional e comunicacional subjacente às manifestações ou aos produtos artísticos pautados na performance ; o segundo, a uma dimensão corpórea identificável nessas criações e o terceiro, ao movimento transgressor, dissidente ou experimental perceptível na forma e/ou no conteúdo dessas manifestações. Desses núcleos conceituais, desdobro algumas nomenclaturas: narrador performático, arquivos performáticos, narrativa performática, estética relacional, prosa transdisciplinar, poética da sustentabilidade e poética da deriva, com as quais esta pesquisa tenta ler as obras que compõem seu corpus literário
ASSUNTO(S)
lemebel, pedro crítica e interpretação teses. prata, antonio, 1977- literatura comparada brasileira, argentina e chilena teses. literatura comparada argentina, brasileira e chilena teses. literatura comparada chilena, argentina e brasileira teses. performance (arte) teses. lispector, clarice, 1920-1977. hora da estrela crítica e interpretação teses. saer, juan josé, 1937- crítica e interpretação teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RVH4CDocumentos Relacionados
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