LAVOURAS, CULTURAS E ROÇADOS NA ESCOLA AGRÍCOLA DE LAVRAS DA MANGABEIRA-CE (1954-2000) / CROPS, CROP AND CROPS SCHOOL OF AGRICULTURAL LAVRAS MANGABEIRA-EC (1954-2000)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/02/2012

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as transformações socioespaciais e influências produzidas na cidade de Lavras da Mangabeira-CE e região centro/sul, a partir da instalação da Escola Agrícola Prof. Gustavo Augusto Lima e, nesse contexto, identificar as políticas educacionais no ensino profissionalizante rural implantadas no estado do Ceará e o processo de produção e transformação desse espaço agrário. Para isso, buscaram-se recursos para recompor a trajetória da referida Escola com base na memória das pessoas que fizeram parte do corpo docente, técnico-administrativo e discente bem como suas reflexões sobre as mudanças na realidade local. Por tratar-se de pesquisa histórica, utilizou-se o referencial teórico da Geografia Histórica, na tentativa de estabelecer a relação entre o tempo e o espaço na formação do território e, como base teórica de análise, a Geografia Cultural, possibilitando assim compreender os valores simbólicos do espaço e dinamicidade das relações sociais. Por fim, foi possível constatar que a Escola Agrícola Prof. Gustavo Augusto Lima conseguiu estabelecer com a comunidade local e a região onde estava inserida, a relação tão sonhada pelos seus idealizadores, pois transpôs a simples função de agente de desenvolvimento e modernização agrícola, passando a atuar como vetor de transformação social, garantindo ao pequeno e médio produtor da região centro-sul participação ativa na construção da sua história e na (re)construção do espaço agrário cearense.

ASSUNTO(S)

desenvolvimento agrário escola agrícola prof. gustavo augusto lima lavras da mangabeira transformações socioespaciais espaço agrário geografia socio-spatial transformations agricultural area lavras da mangabeira agricultural school professor. gustavo augusto lima agricultural development

Documentos Relacionados