Jogar para ensinar - Jogar para aprender: o jogo como recurso pedagógico na construção de conceitos escolares e desenvolvimento de habilidades cognitivas, no Ensino Fundamental I

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da psicologia sócio-histórica e investigou se o jogo pode constituir-se em recurso pedagógico capaz de promover a construção de conceitos escolares e o desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças do Ensino Fundamental I, em interação com parceiros mais experientes. Para tanto, quatro estudantes de dez anos, alunos da quarta série do Ensino Fundamental da rede pública jogaram dois jogos entre si e com a pesquisadora. Os dados do estudo indicaram que, ao jogar com o apoio de uma mediação que considera os conhecimentos e habilidades prévias dos sujeitos (Nível de Desenvolvimento Real), mesmo aqueles considerados como alunos fracos passaram a apresentar não só novos conceitos científicos como, também, uma nova estrutura conceitual. Nesse sentido, o estudo concluiu que o jogo é um recurso importante no processo de aprendizagem-desenvolvimento de alunos, na medida em que permite ao professor e aos alunos uma interação mais rica e profícua

ASSUNTO(S)

psicologia educacional aprendizagem-desenvolvimento games, learning-development process ensino fundamental socio-historical psychology theory jogos jogo jogos educativos psicologia sócio-histórica aprendizagem

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