João do Rio, Alcântara Machado, Alberto Cavalcanti: entre o filme de papel e a Crônica de Celuloide
AUTOR(ES)
Gárate, Miriam
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
O presente artigo visa examinar a relação de mão dupla entre crônica jornalístico-literária e cinema documental, adotando como corpus de análise Cinematógrafo. Crônicas cariocas(1909) de João do Rio, Pathé Baby (1926) de Antônio Alcântara Machado e Rien que les heures (1926) de Alberto Cavalcanti.
ASSUNTO(S)
crônica urbana literatura cinema documental início do século xx
Documentos Relacionados
- MACHADO, LIMA BARRETO E A HISTÓRIA DO BRASIL
- Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti: estratÃgias para gestÃo do turismo
- A estilística da adaptação e inadaptação: uma análise de A Terceira Margem do Rio, de João Guimarães Rosa
- Uma visada sobre a presença dos orixás em João do Rio, Mário de Andrade e Jorge Amado
- Peixes da Reserva Biológica do Jaru, drenagem do rio Machado, bacia do rio Madeira, Estado de Rondônia, norte do Brasil