Investigacao empirica sobre a percepcao da seguranca da informacao pelos usuarios de uma universidade pública baseada na analise fatorial exploratoria / EMPIRICAL RESEARCH ON PERCEPTION OF INFORMATION SECURITY FOR USERS OF A PUBLIC UNIVERSITY BASED ON EXPLORATORY FACTORIAL ANALYSIS.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/02/2011

RESUMO

O presente trabalho sobre segurança da informação no âmbito acadêmico objetiva analisar a percepção dos usuários da infraestrutura de TI de uma universidade pública sobre os fatores que envolvem a segurança da informação. Através de um questionário quantitativo on-line, exploram-se oito fatores relativos à segurança da informação, que foram retirados da literatura revisada, com especial atenção para os trabalhos qualitativos na área. São eles: 1. Apoio da administração; 2. Atribuição de responsabilidade; 3. Ambiente de liberdade acadêmica; 4. Cultura da segurança; 5. Prioridade da segurança; 6. Participação nas atividades de segurança; 7. Programas de conscientização; 8. Comunicação. Após a coleta de dados, total de 122 casos, o método de análise fatorial exploratória foi aplicado buscando aceitar ou rejeitar as hipóteses do trabalho. O trabalho estendeu outras pesquisas sobre segurança da informação e indica que o apoio da administração é o fator mais importante para explicar a percepção da segurança da informação num ambiente universitário público. Políticas de segurança da informação neste tipo de organização devem levar este fator em consideração durante a sua elaboração.

ASSUNTO(S)

análise fatorial exploratória usuários universidades públicas política de segurança ciencia da computacao security policies public universities users exploratory factor analyze

Documentos Relacionados