InvestigaÃÃo da influÃncia do atrito e de parÃmetros plÃsticos do material na conformaÃÃo nÃo convencional de junÃÃes metÃlicas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Esta tese fornece uma descriÃÃo do comportamento plÃstico de tubos metÃlicos de parede fina isotrÃpicos e anisotrÃpicos na conformaÃÃo nÃo convencional de junÃÃes metÃlicas utilizando elastÃmeros.A forÃa total de conformaÃÃo associada ao deslocamento do domo das junÃÃes sÃo previstas teoricamente e experimentalmente para trÃs materiais de tubos recozidos distintos: AlumÃnio, Cobre e LatÃo 70/30. Alguns dos parÃmetros plÃsticos dos materiais dos tubos, assim como o parÃmetro do processo escolhido, o fator de atrito, sÃo tambÃm analisados com base nessas mesmas forÃas.Um dispositivo foi tambÃm construÃdo e empregado somente para simular o processo unilateral de conformaÃÃo de junÃÃes de cobre, devido à dificuldade jà estabelecida na prediÃÃo do valor do fator de atrito, m. Este dispositivo à capaz de avaliar o fator de atrito usado em um novo modelo analÃtico para o calculo da forÃa total de conformaÃÃo, a qual à Ãtil para a definiÃÃo do ferramental e do equipamento necessÃrio no processo. Esse modelo incorpora a anisotropia, atravÃs do emprego de trÃs critÃrios de escoamentos anisotrÃpicos diferentes, ou seja, o critÃrio de Hill de 1948, o critÃrio de Hill de 1979 e uma variante desse Ãltimo critÃrio, estabelecida por Hosford.Finalmente, à estabelecido um melhor entendimento sobre o comportamento ao escoamento plÃstico de tubos de paredes finas em processamento, o qual traduz o conhecimento necessÃrio para propor soluÃÃes visando melhorar a eficiÃncia do processo de conformaÃÃo de junÃÃes de tubos metÃlicos utilizando elastÃmeros, assim como permitirà a idealizaÃÃo de novos projetos.

ASSUNTO(S)

tÃcnicas de conformaÃÃo elastÃmeros processos de conformaÃÃo de metais atrito propriedades plÃsticas anisotropia tubos de paredes finas junÃÃes

Documentos Relacionados