INTERAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CATOLÉ BAHIA. / INTERACTIONS IN SOCIAL AND ENVIRONMENTAL RIVER BASIN CATOLÉ - BAHIA.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/09/2012

RESUMO

O presente trabalho tem o propósito de investigar as interações socioambientais que se materializam na Bacia do Rio Catolé Bahia, considerando os processos históricos de apropriação do território e uso dos recursos naturais, e as sucessivas paisagens que dão suporte à configuração atual dos fenômenos geográficos. Utiliza-se a concepção sistêmica como base de análise dos fenômenos e avalia-se o cenário atual das derivações antropogênicas, pautado em critérios quantitativos e qualitativos. A análise morfométrica da bacia, juntamente com a leitura da organização das paisagens e das relações conflituosas entre os usuários da água e da terra, é critério fundame ntal para a compreensão do cenário geográfico atual. Procede-se a uma análise da inserção da Bacia do Rio Catolé como uma componente sistêmica dos mecanismos globais e regionais em que ela está inserida, considerando as complexas e dinâmicas relações que comandam os fluxos de matéria e energia. Os levantamentos das características do meio físico, os trabalhos de mapeamento, as atividades de campo confrontando os elementos do quadro natural e o uso dos recursos naturais e suas derivações, como também os diálogos com produtores rurais, gestores ambientais e demais agentes envolvidos no uso e na gestão territorial foram os caminhos metodológicos que possibilitaram a identificação das questões nodais quanto à gestão territorial, pautada nos princípios do uso dos recursos naturais com a manutenção da qualidade ambiental. Como resultados da pesquisa, são apresentados os retrospectos históricos das atividades produtivas sobre os recursos ambientais e discutidos as interações socioambientais e seus reflexos em três grandes unidades de paisagem, de forma a levantar elementos que contribuam para o ordenamento territorial. A área enfrenta fortes discrepâncias entre o uso atual dos recursos naturais e o seu potencial. Conclui-se que a retomada do equilíbrio socioambiental na Bacia do Rio Catolé poderá ser alcançada com ações conjuntas dos usuários da água e do solo, órgãos das esferas municipal, estadual e federal e participação do meio técnico-científico. Para tanto, a implantação do Plano Diretor e do Comitê de Bacia, associada à criação de um Fundo de revitalização da Bacia do Rio Catolé, apresenta-se como instrumentos possivelmente eficazes.

ASSUNTO(S)

bacia hidrográfica geoecologia das paisagens interações socioambientais gestão ambiental geografia drainage basin geoecology of landscapes socio-environmental iteractions environmental management

Documentos Relacionados