Interações nos processos pedagógico-musicais da prática coral : dois estudos de caso
AUTOR(ES)
Dias, Leila Miralva Martins
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este estudo teve como objetivo geral compreender as interações nas dinâmicas de ensino e aprendizagem em duas práticas corais, na cidade de Porto Alegre, RS, e como essas interações se reproduzem na vida dessas pessoas, dando origem a novas sociabilidades para além da prática coral. Portanto, tentou-se ampliar o olhar da prática coral para além de seus resultados estético musicais. Neste estudo, assumem igual importância, tanto o processo de aprendizagem musical, como as questões sócio interativas dos seus integrantes. Os dois corais estudados fazem parte das atividades complementares de duas instituições de naturezas diversas, sendo uma delas ligada à área de educação e a outra, à área de saúde. A investigação procurou responder às questões: Por que as pessoas foram procurar os coros? O que assegura a permanência dessas pessoas no coro? Que tipo de relações são construídas na prática coral? Como essas relações se dão? Em que medida as práticas sócio-pedagógicas do coro conduzem ao estabelecimento de aproximações entre indivíduos, ou seja, ajudam a desenvolver neles a capacidade de convivência com a diferença? A opção metodológica do estudo consistiu de uma abordagem qualitativa, no estudo de dois casos, com base na observação participante. Assim, atuei como cantora nos dois coros, sendo que em um deles por um ano e, no outro, por um ano e meio. Elaborei diários de campo a partir de cada ensaio e cada apresentação pública dos quais participei nos dois coros, assim como nos outros eventos culturais dos grupos. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as regentes, com alguns coristas decanos e novatos, com as equipes de apoio, além das entrevistas coletivas realizadas em cada um dos coros. A compreensão dos modos de interagir e atuar entre os coristas fundamenta-se nas idéias de interação desenvolvidas por Goffman e, no que diz respeito às práticas musicais coletivas, o aporte de Schütz. Recorro também às contribuições de Bauman ao analisar as perspectivas que podem ser abertas para o reencontro dos indivíduos que se sentem sós no meio da multidão, num mundo que se dissocia em conseqüência da perda da consciência e do respeito pela alteridade. Os dados levantados indicam que as interações entre os coristas podem conduzir ao sentimento de pertença característico das formações comunitárias.
ASSUNTO(S)
educacao musical : adultos interactions porto alegre (rs) : coro de adultos choir practice educacao musical : sociologia music education everyday life
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/29233Documentos Relacionados
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