IntegraÃÃo de mercados, sustentabilidade da dÃvida e pobreza: trÃs ensaios de modelos para dados em painel. / Integration of markets, debt sustainability and poverty: three tests of models for panel data.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/10/2010

RESUMO

A utilizaÃÃo de dados em painel em estudos econÃmicos tem se tornado cada vez mais constante, em virtude de possuir mais vantagens do que meio de corte transversal puro ou sÃrie temporal pura. Permitindo, assim, obter estimativas economÃtricas mais eficientes. Outro ponto importante decorre da possibilidade de isolar os efeitos de aÃÃes especÃficas, tratamentos ou polÃticas em geral. Neste sentido, este estudo busca analisar trÃs casos na economia brasileira utilizando dados estaduais em painel. No capÃtulo I, busca-se analisar a existÃncia de integraÃÃo no mercado atacadista brasileiro de tomate, utilizando um painel dinÃmico que permite efeitos limiares (threshold) para testar a hipÃtese de convergÃncia desse mercado para a Lei do PreÃo Ãnico. Os resultados favorecem a hipÃtese de integraÃÃo entre os principais mercados brasileiros de tomate e nesse processo hà evidÃncias empÃricas de custos de transaÃÃo. No capÃtulo II, pretende-se analisar a sustentabilidade da dÃvida dos estados brasileiros apÃs a implementaÃÃo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) atravÃs da funÃÃo da resposta fiscal do Governo, metodologia esta desenvolvida por Bohn (2006). Os resultados mostram que os estados brasileiros nÃo respondem da forma esperada para manter suas dÃvidas sustentÃveis. No capÃtulo III, busca-se analisar os efeitos do crescimento econÃmico, da desigualdade e do Programa Bolsa FamÃlia (PBF) nos Ãndices de pobreza no Brasil. Para isso, utilizou-se um modelo de painel dinÃmico, estimado pelo mÃtodo de momentos generalizados para sistema em dois passos, desenvolvido por Blundel-Bond (1998). Os resultados mostram que os gastos com a bolsa famÃlia nÃo apresentaram impacto sobre a pobreza e que polÃticas de crescimento econÃmico que promovam um aumento da renda em conjunto com a reduÃÃo de suas disparidades sÃo preferÃveis a polÃticas de crescimento econÃmico que favoreÃam pura e simplesmente o aumento da renda mÃdia no combate à pobreza no Brasil.

ASSUNTO(S)

ciencias sociais aplicadas dados em painel integraÃÃo de mercados sustentabilidade da dÃvida pÃblica pobreza. panel data integration of markets debt sustainability poverty. pobreza dÃvida pÃblica

Documentos Relacionados