Impactos da precarização do trabalho sobre professores de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba / Impacts of precariousness of work in graduates faculty members of Federal University of Paraíba.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/08/2012

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é estudar os impactos da precarização do trabalho nos docentes de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Visando a alcançar esta meta, foram definidos como objetivos específicos: a) conhecer a percepção dos docentes acerca das mudanças institucionais que afetaram seu trabalho; b) descrever a natureza e as características centrais da realização do trabalho docente e como ele foi alterado com as mudanças institucionais que acarretaram maior precarização do trabalho; c) analisar os impactos das mudanças institucionais na sobrecarga de trabalho, nas jornadas estendidas, na polivalência funcional demandada ao trabalho docente. Este trabalho fundamentou-se em temas como: crise do capitalismo, precarização do trabalho, reforma do ensino superior e a precarização do trabalho docente. Quanto ao caminho metodológico, foi empregado o paradigma interpretativo, com a utilização de uma abordagem qualitativa, sendo escolhido, como método, o estudo de caso. Tal pesquisa foi realizada com sete professores de Pós-Graduação da UFPB (um deles presidente da ADUFB), a partir de um roteiro semiestruturado, por meio de entrevistas gravadas cuja transcrição permitiu dividir três categorias para análise: a ideologia das mudanças institucionais na atividade docente; a precarização do trabalho no ensino superior e o sofrimento no trabalho. Os resultados da pesquisa indicam que os professores de pós-graduação estão sobrecarregados, pois têm de realizar atividades bastante diversificadas. Para tanto, comprometem momentos de lazer, momentos com a família, horas de descanso. Além disso, percebeu-se como a pressão por publicações tem gerado um clima competitivo nos programas e uma repetição de publicações, por serem as exigências muito altas e terem os professores outras atividades para desempenhar.

ASSUNTO(S)

precarização do trabalho professores de pós-graduação polivalência funcional administracao de recursos humanos precariousness work graduate faculty functional flexibility

Documentos Relacionados