Freud’s struggle: the city, the absurd and far beyond in the narrative plot of "The Rat Man" / A luta de Freud: a cidade, o absurdo e o mais além na trama narrativa de "O homem dos ratos"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta dissertação se dedica a analisar um caso clínico de Sigmund Freud, A propósito de um caso de neurose obsessiva (O Homem dos ratos), tendo como meta a discriminação dos valores que são por ele transmitidos. Para tanto, baseou-se no referencial discursivo conhecido como Pragmática Francesa, assim como nas reflexões de Walter Benjamin sobre a narrativa e de Michel Foucault acerca das relações de saber e poder instituídos pelo discurso. A partir deste recorte, entrevimos a depreensão de três eixos singulares: a relação conflituosa entre o analista e a cidade onde habita, a relação antagônica de identificações e diferenças entre analista e paciente, e a relação estranha entre o saber do analista e seu não saber acerca da morte, da superstição e da religião. Pudemos, por fim, lançar reflexão sobre a importância de se pensar a fundação da psicanálise e do gênero discursivo chamado de “caso clínico” como imersos em seu tempo e em seu lugar.

ASSUNTO(S)

politics modos de objetivação object creation análise do discurso poder freud sigmund 1856-1939 narrativas subject creation modos de subjetivação power narratives política discourse analysis freud sigmund 1856-1939

Documentos Relacionados