Formas híbridas: o lirismo em Ressurreição e Dom Casmurro de Machado de Assis / Hybrid forms: the lyricism in Ressurreição and Dom Casmurro of Machado of Assis

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo desta dissertação é refletir sobre formas híbridas nos romances Ressurreição e Dom Casmurro de Machado de Assis, com o intuito de apreender uma vertente lírica na prosa romanesca machadiana. Para atingir esse objetivo, orientou-nos a seguinte questão-problema: Como se configura o caráter híbrido em Ressurreição e Dom Casmurro? A conjunção do lírico com o narrativo arquitetado em Dom Casmurro já se encontra delineado em Ressurreição? O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se em Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance de Mikhail Bakhtin (1998), que trata das bases estéticas do romance enquanto gênero e de sua capacidade de abarcar outras formas de discurso, tal como o discurso de modalização lírica. A concepção de romance lírico apóia-se nos estudos de Rosa Maria Goulart, intitulados: Romance Lírico: o percurso de Vergílio Ferreira (1990) e O trabalho da Prosa: Narrativas, Ensaios, Epistemolografia (1997). Como conclusão, ressaltamos que, em Ressurreição, a presença do narrador heterodiegético é responsável pela restrição do lirismo às micro estruturas e, em Dom Casmurro, a presença do narrador autodiegético favorece a expansão lírica para todo o discurso, caracterizando o romance como lírico. A vertente lírica apreendida nos dois romances configura-se à luz do hibridismo, da inscrição da subjetividade, da intensificação emocional, da tensão e obscurecimento dos enunciados, tendo a negatividade e a ironia como formas de contenção da sentimentalização

ASSUNTO(S)

dom casmurro machado de assis ressurreição hibridismo lirismo romance lírico teoria literaria hibridy forms lyricism lyrical romance

Documentos Relacionados