Formação continuada para docentes da educação superior : um estudo de caso / Lifelong development for education teachers : a case study

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI ? Universidade do Vale do Itajaí, com sede em Itajaí, Estado de Santa Catarina, Brasil, foi direcionado a capacitar docentes do ensino superior, objetivando a melhoria da prática pedagógica. Foi desenvolvido entre 2000-2004, contando com a participação de 1.344 professores e gestores acadêmicos. O presente estudo visa investigar a opinião desses profissionais sobre as mudanças na prática docente em sala de aula que podem ser atribuídas ao referido Programa. Para isto recorreu-se a questionário e entrevistas aplicados, respectivamente, junto a docentes e gestores. O primeiro instrumento, composto por três itens abertos e sete fechados, foi encaminhado à totalidade dos sujeitos participantes, obtendo-se 385 respostas durante o período de 30/08 a 30/10/2005. O segundo, constante de oito itens, foi aplicado junto a 21 gestores acadêmicos entre 25/01 e 18/03/2005. Tendo em vista apresentar a experiência institucional da UNIVALI para socializar análises e reflexões sobre formação continuada de professores da educação superior, bem como contribuir com propostas alternativas para este nível de ensino, utilizou-se da narrativa para tratar da implantação do Programa, a partir do olhar da própria autora, na qualidade de ex-pró-reitora de ensino da graduação. Para tratamento e análise dos dados recorreu-se à Análise Fatorial de Correspondências Múltipla ? AFCM ? e análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram o atendimento satisfatório às expectativas explicitadas no projeto original, a existência de fatores de importância para mudanças da prática docente e propostas alternativas para melhoria do Programa. O Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior sinalizou melhorias nos seguintes focos: instrumentalização em estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem e ressignificação do papel do professor. Constatou-se que há evidências de percepção dos docentes tendendo para agrupamento de respostas por área de conhecimento, que diferiram em termos de assimilação, atribuição de valor e percepção do Programa. Tendências de maior valorização ao Programa foram encontradas junto a professores com tempo parcial e integral, com maior tempo de experiência na Instituição e com titulação superior a mestrado. Programas deste tipo demandam atenção quanto às áreas de conhecimento. Por se tratar de estudo de caso, as contribuições e recomendações sinalizam para a necessidade de estudos sobre avaliação e impactos desses programas bem como sobre a relação entre mudanças pedagógicas e programas de formação continuada nas Instituições de Ensino Superior.

ASSUNTO(S)

formação continuada lifelong development teaching practice teacher training education (higher) professores - formação pratica docente educação (superior)

Documentos Relacionados