ECOLOGIA DE Tropidurus torquatus (SQUAMATA: TROPIDURIDAE) NO BIOMA PAMPA, EXTREMO SUL DO BRASIL / ECOLOGY OF Tropidurus torquatus (SQUAMATA: TROPIDURIDAE) IN THE PAMPA BIOME, SOUTHERN BRAZIL.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Lagartos são considerados organismos modelos em ecologia, possibilitando o entendimento de padrões e relações entre organismos e ambiente. Tropidurus torquatus é uma espécie amplamente distribuída, com populações vivendo em diversos habitats e sob diferentes pressões ambientais. Apesar disso, diversos aspectos da ecologia da espécie são desconhecidos, principalmente na região subtropical do continente. Essas características tornam a população estudada excelente para o entendimento de questões ligadas a variação geográfica e a relação com as variáveis ambientais. Devido a isso, com esse estudo buscamos resolver algumas questões envolvendo a reprodução e o crescimento dos indivíduos de duas populações, localizadas no Pampa, no sul do Brasil. Para elucidar as questões referentes à ecologia reprodutiva, 315 animais foram coletados, de uma população em Alegrete/RS, mensalmente entre setembro de 2007 e agosto de 2008. Os animais coletados foram dissecados e tiveram suas gônadas analisadas. Dados referentes ao crescimento dos indivíduos foram obtidos de um estudo de captura-recaptura realizado de dezembro de 2006 a dezembro de 2008, na localidade de Santo Antão, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Mensalmente, indivíduos eram capturados e a diferença entre sucessivas medidas do comprimento rostro-cloacal utilizadas para calcular a taxa de crescimento. O período reprodutivo estendeu-se de setembro a janeiro, com produção de ovos entre outubro e janeiro. Machos atingiram a maturidade mais precocemente e com menor tamanho em relação às fêmeas. Fêmeas depositaram 6,21 ovos, em média, por ninhada e não há evidencias de produção de ninhadas múltiplas. Temperatura, comprimento do dia, insolação, pluviosidade e umidade não estiveram relacionadas com o período reprodutivo, mas causam grande efeito sobre as taxas de crescimento. Machos adultos cresceram mais do que fêmeas somente no verão. Machos e fêmeas tem o crescimento fortemente restrito pela diminuição do fotoperíodo, insolação e temperatura no inverno. A redução no crescimento durante o inverno tem como principal conseqüência um menor número de animais reproduzindo na estação subseqüente ao seu nascimento. A menor taxa de crescimento, maturação tardia, menor período reprodutivo e de incubação dos ovos são as principais características que diferenciam a população do sul do Brasil de outras de clima tropical em relação aos parâmetros estudados. Outras características, como tamanho da ninhada e dos ovos, época que ocorre a reprodução e tamanho dos filhotes parecem ter menor variação entre populações da espécie e até entre espécies do gênero Tropidurus. Os dados apresentados sugerem a atuação de fatores históricos e da plasticidade fenotípica, frente às variáveis ambientais, nas populações de Tropidurus torquatus do sul do Brasil.

ASSUNTO(S)

variáveis ambientais reproduction lagartos lizard reprodução subtropical crescimento ecology ciencias biologicas growth natural history

Documentos Relacionados