Fatores determinantes da adoção de sistemas de informação na área de saúde: um estudo sobre o prontuário médico eletrônico
AUTOR(ES)
Perez,Gilberto
FONTE
RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Este artigo relata pesquisa que analisou os principais fatores que afetam a adoção da inovação tecnológica em sistemas de informações na área de saúde e os reflexos dessa adoção para os indivíduos, profissionais e grupos sociais envolvidos com a inovação. Na pesquisa realizada, foi estudada a adoção do prontuário médico eletrônico em uma instituição de saúde envolvendo usuários médicos, profissionais de enfermagem e pessoal administrativo. Os dados coletados foram apurados via análise de regressão linear múltipla e modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da inovação em sistemas de informações na área de saúde é influenciada por características percebidas pelo uso dessa inovação e acarreta reflexos na percepção de novas possibilidades de inovação no trabalho.
ASSUNTO(S)
adoção da inovação sistemas de informações médicas prontuário médico eletrônico inovação tecnológica Área de saúde
Documentos Relacionados
- Adoção de inovações tecnológicas na área de saúde: um estudo sobre sistemas de informação sob a ótica da teoria de difusão
- Information management in hospitals:importance of electronic files for the integration of health information systems.
- O desenvolvimento de prontuário eletrônico na perspectiva de médicos e usuários: um estudo dos hospitais da cidade de Campina Grande-PB.
- A equipe da UTI está satisfeita com o prontuário eletrônico do paciente? Um estudo transversal
- Um estudo sobre os fatores determinantes dos prazos das compras e contratações públicas através de pregão eletrônico no âmbito da FIOCRUZ-BA.