Fatores de risco de perda de documentos eletrônicos de caráter arquivistico de uma instituição pública: um estudo de caso na Câmara dos Deputados

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

As pessoas físicas e jurídicas produzem e acumulam documentos eletrônicos de caráter arquivístico em grande volume e velocidade, o que é preocupante, haja vista a relevância do risco de perda das informações em função dos problemas da gestão e da preservação. O pressuposto principal desta pesquisa é que os riscos de perda de documentos eletrônicos de caráter arquivístico são de várias origens e alguns deles podem ser verificados nas instituições/organizações a partir do que já se encontra internacionalmente estabelecido em termos de atividades e requisitos para o tratamento desses documentos. Esta pesquisa buscou identificar os riscos de perda de documentos eletrônicos de caráter arquivístico em uma organização, utilizando como estudo de caso a Câmara dos Deputados. Os procedimentos metodológicos basearam-se nos métodos de pesquisa-ação e de fatores críticos de sucesso. Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa documental, entrevistas informais e a aplicação de questionários com questões fechadas. O universo da pesquisa compreendeu 16 unidades administrativas da CD, e um total de 69 entrevistados.Concluiu-se que os riscos de perda desses documentos na CD são de diversas origens: visão estratégica do problema, monitoração e auditoria, treinamento, conservação e obsolescência tecnológica, políticas e responsabilidades, aspectos técnicos, administrativos e culturais, sistemas eletrônicos de gestão arquivística de documentos, conhecimento de normas e padrões. A pesquisa também ratificou a importância de estudos sobre o tratamento dos documentos eletrônicos, pois o grau de risco de perda desses documentos observado na CD tende também a ser presente nas demais organizações públicas, em razão das complexidades que envolvem os documentos e que foram exarcerbadas no ambiente informático.

ASSUNTO(S)

ciencia da informacao iso 15489 management of documents. electronic record iso 15489 documento eletrônico moreq moreq gestão de documentos.

Documentos Relacionados