Existem interferências hormonais e modificações morfológicas das glândulas endócrinas tireóide e adrenais na evolução da Distrofia Muscular do cão Golden Retriever? / Are there hormonal interferences and morphological changes in thyroid and adrenal endocrine glands in Golden Retriever Muscular Dystrophy?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

As doenças neuromusculares são um grupo heterogêneo de doenças genéticas, causadas por mutações nos genes codificando proteínas musculares sarcolemicas, sarcoméricas, e citosolicas. A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma miopatia degenerativa progressiva, caracterizada pela ausência da proteína distrofina na superfície da membrana da célula muscular. O modelo de cão Golden Retriever Muscular Dystrophy (GRMD) apresenta semelhanças clínicas de DMD devido ao seu tamanho maior e significativa fraqueza muscular, é geneticamente homólogo a DMD humana, sendo considerado modelo experimental para estudos de novas propostas terapêuticas e melhor entendimento da fisiopatogenia da doença. Não existe até o momento uma terapia efetiva em bloquear ou reverter o processo da distrofia muscular. Embora a terapia gênica e o transplante de células tronco possam fornecer a cura para a DMD, resultados positivos podem demorar algum tempo até serem clinicamente viáveis. Neste sentido, a busca de informações fisiopatológicas que podem estar correlacionadas com a distrofia, e, com o avanço da pesquisa há possibilidade de melhora na condição vital do paciente, por retardo da progressão dos sinais clínicos ou cura. Existem poucos estudos endócrinos em animais portadores de distrofia como aves, GRMD e o mdx, assim como no homem. Mediante a falta de dados, houve a necessidade de quantificar e comparar hormônios, ainda não analisados, assim como avaliar a morfologia de glândulas endócrinas no modelo experimental GRMD. Para que fosse possível a correlação na interferência hormonal na evolução da Distrofia Muscular do cão, os exames sanguíneos foram comparados com cães normais e com as portadoras, todos da raça Golden Retriever. A mensuração hormonal de triiodotironina total (T3T), tiroxina total (T4T), a tireotropina (TSH) e o cortisol foram processados através de "kits" comerciais para radioimunoensaio, e o tiroxina livre (T4L) com "kit" comercial por diálise. As análises morfológicas das adrenais e da tireóide foram feitas através da macroscopia, microscopia de luz e microscopia eletrônica de transmissão de materiais de GRMD e de cães sadios. Anatomica e morfológicamente as glândulas não apresentaram alterações. Os níveis de cortisol não variaram significantemente entre os grupos estudados. Os níveis de T3 total foi semelhante para os animais sadios, portadoras e afetados. T4 total apresentou-se em diferentes níveis em alguns grupos. O T4 livre não variou significantemente entre os grupos estudados. Os níveis séricos de TSH da maioria dos Golden Retriever, afetados, portadores e sadios, apresentaram-se abaixo do limite apresentado pelos valores de referência.

ASSUNTO(S)

golden retriever muscular dystrophy tiroxina cortisol cortisol golden retriever muscular dystrophy thyrotropin thyroxine tireotropina triiodothyronine triiodotironina

Documentos Relacionados