Evolução temporal dos efeitos do treinamento aeróbio sobre o conteúdo de ácido g-aminobutírico e glutamato em áreas de controle autonômico de ratos normotensos e hipertensos. / Temporal evolution of the effects of aerobic training on the content of g-aminobutyric acid and glutamate in areas of autonomic control of normotensive and hypertensive rats.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/02/2012

RESUMO

A hipertensão arterial cursa com hiperativação de neurônios glutamatérgicos (excitatórios) e depressão de neurônios gabaérgicos (inibitórios) em áreas centrais autonômicas. Avaliamos em ratos SHR e WKY os efeitos temporais do treinamento aeróbio (T) sobre a expressão/funcionalidade das vias gabaérgicas e glutamatérgicas no núcleo paraventricular do hipotálamo (PVN), núcleo do trato solitário (NTS) e bulbo ventrolateral rostral (RVLM), correlacionando-as a dados hemodinâmicos. SHRs apresentavam elevada PAM e FC e níveis elevados de RNAm de GAD67 no NTS. T promoveu bradicardia de repouso (T2 SHR e T8 WKY) e redução da PAM nos SHR (T8). O aumento de GAD em SHR e WKY induzido pelo T correlacionava-se com a redução da FC basal. T determinou aumento da razão inibição/excitação nos WKY e não a alterou nos SHR. Alterações nas expressões gênicas foram confirmadas por alterações similares na expressão protéica. Assim, o aumento da inibição gabaérgica essencialmente no PVN de WKY e SHR treinados é um fator determinante para a instalação da bradicardia de repouso.

ASSUNTO(S)

cardiovascular physiology expressão gênica fisiologia cardiovascular gene expression hipertensão hypertension immunofluorescence in animal imunofluorescência em animal physical training treinamento físico

Documentos Relacionados