ESTUDO TRANSVERSAL DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL. / CROSS STUDY canine visceral leishmaniasis CITY of Fortaleza, BRAZIL.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/08/2011

RESUMO

A leishmaniose visceral canina (LVC) das Américas é foco de estudo, pois é a principal causa do aparecimento da leishmaniose visceral humana. Desta forma, objetivou-se ampliar os conhecimentos da LVC na cidade de Fortaleza, identificando os fatores de risco inerentes ao cão susceptível à infecção. Foram analisadas duas populações, cães domiciliados oriundos da Unidade Hospitalar Veterinária da Universidade Estadual do Ceará e animais de rua capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses. Amostras de sangue foram coletadas e após centrifugação foram estocadas a -20 C. O ELISA, com antígenos brutos solúveis L. chagasi (LTCC WDCM731) foi usado para diagnóstico. Foram obtidas 1.381 amostras, sendo 750 de cães domiciliados e 631 de animais irrestritos. A prevalência da LV canina nos cães domiciliados foi de 26,2% (197/750) e nos cães irrestritos foi de 21,4% (135/631). A prevalência nas secretarias executivas regionais de Fortaleza demonstrou que a regional V foi a mais prevalente com 31,4% dos casos nos cães irrestritos e os de grande porte foram mais prevalentes (27,7%). A LV foi mais prevalente nas SER V (38,5%) e VI (37,6%) entre os cães domiciliados. A faixa etária de 1 a 6 anos, porte grande, ambiente com vegetação densa e sintomatologia compatível com LV estão associados com LVC em cães domiciliados. A freqüência pluviométrica mensal associada à prevalência da LVC nos domiciliados demonstrou uma possível distribuição sazonal da LVC na cidade de Fortaleza. Esses resultados demonstraram o perfil do cão suscetível à infecção por Leishmania chagasi na cidade de fortaleza, Ceará, Brasil.

ASSUNTO(S)

cão fatores de risco leishmaniose visceral ceará nordeste brasileiro. reproducao animal visceral leishmaniasis risk factors dog ceara northeast brazil

Documentos Relacionados