Estudo do programa nacional de municipalizaÃÃo do turismo no Estado de SÃo Paulo: estudo de caso do municÃpio de AltinÃpolis, SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O planejamento do turismo à uma necessidade para o desenvolvimento da atividade que cresce nos Ãltimos anos, baseada em princÃpios econÃmicos, entretanto à pertinente analisar as formas e interfases que envolvem o planejamento do turismo nos contextos social, cultural e ambiental de cada comunidade em funÃÃo de suas especificidades. Pressupostos teÃricos da comunicaÃÃo e da hospitalidade podem auxiliar no planejamento, desenvolvendo formas mais eficientes de participaÃÃo, uma vez que polÃtica e planejamento sÃo termos interdependentes. O Programa Nacional de MunicipalizaÃÃo do Turismo (PNMT), implantado no Brasil entre 1994 e 2001, previa uma abordagem comunitÃria participativa e a formaÃÃo de Conselhos e Planos de Turismo com uma proposta teoricamente ascendente, cujos fundamentos derivariam das bases da sociedade. O estudo de diferentes visÃes sobre o desempenho do Programa, tomando por base a perspectiva dos gestores, de pesquisadores vinculados aos meios acadÃmicos e dos prÃprios municÃpios pode contribuir para o entendimento e aprimoramento de metodologias de planejamento adequado à realidade do Brasil.

ASSUNTO(S)

atividade turÃstica desenvolvimento turÃstico infra-estrutura turÃstica turismo - aspectos polÃticos turismo planejamento turÃstico hospitalidade turÃstica turismo

Documentos Relacionados