ESTUDO DE TÉCNICAS DE PREVISÃO DE CONSUMO EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL. / STUDY OF CONSUMPTION FORECASTING SYSTEMS NATURAL GAS DISTRIBUTION.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/12/2012

RESUMO

A previsão de consumo de gás tem fundamental importância para a companhia distribuidora de gás natural, uma vez que é comum que as empresas supridoras incluam em seus contratos cláusulas que obrigam a concessionária distribuidora realizar a programação do volume de gás natural a ser retirado, sendo a mesma submetida à aplicação de penalidades caso o volume programado exceda limites previamente estabelecidos. Sendo assim, no presente trabalho tem sido estudadas as potencialidades de utilização dos modelos de previsão baseados em regressões, séries temporais e redes neurais artificiais na previsão de consumo de gás, com o objetivo de aprimorar as metodologias atualmente utilizadas pela distribuidora de gás na programação diária realizada junto ao supridor, num cenário caracterizado pela predominância de consumidores industriais com características diferentes entre si. Neste contexto, considerando o potencial das técnicas previsão, foram realizados estudos de previsão de consumo em médio prazo de consumidores dos segmentos industrial e automotivo. A partir destes estudos foi possível identificar tipos de comportamentos particulares, bem como a estratégia de previsão mais adequada, seja utilizando as redes neurais artificiais, séries temporais ou uma combinação de ambas. Para realização dos estudos uma ferramenta computacional foi desenvolvida, a qual oferece as facilidades necessárias para analisar, parametrizar e validar os métodos de previsão baseado em dados históricos de consumo. Os resultados obtidos são promissores, pois apresentam condições de contorno próximo dos valores reais.

ASSUNTO(S)

distribution systems natural gas previsão de consumo sistemas de distribuição gás natural engenharia eletrica forecast of consumption

Documentos Relacionados