Estudo das atividades antitumoral e imunoestimulante do polissacarÃdeo sulfatado isolado de Champia feldmannii Diaz-Pifferer (1977) / Antitumor and immunostimulant properties of a sulfated polysaccharide isolated from Champia Feldmannii Diaz-Pifferer (1977)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/07/2008

RESUMO

O cÃncer à uma doenÃa que afeta cada vez mais um nÃmero maior de pessoas em todo o mundo. As terapias atuais utilizadas para o tratamento do cÃncer sÃo ainda insatisfatÃrias. Produtos naturais tÃm sido avaliados para seleÃÃo de compostos ativos, capazes de reduzir os tumores malignos de uma forma mais eficiente e com menos efeitos indesejÃveis. O polissacarÃdeo sulfatado extraÃdo da alga Champia feldmannii (Cf-PLS) foi testado para avaliaÃÃo do seu potencial antitumoral e imunoestimulante. AlÃm disso, foram feitos testes de toxicidade do fÃgado, rins e baÃo apÃs o tratamento com Cf-PLS. Os resultados demonstraram que Cf-PLS nÃo apresenta citotoxicidade in vitro, mas à capaz de reduzir o tumor Sarcoma 180 implantado em camundongos em 48,16% e 48,62% nas doses de 10 e 25mg/kg, respectivamente, e reduz 68,32% quando adiministrado juntamente com 5-Fluorouracil (5-FU). As anÃlises do fÃgado e rins revelaram que houve certa toxicidade no rim, com Ãreas de necrose tubular aguda na maior dose. Os testes da perfusÃo renal revelaram que Cf-PLS causa aumento da pressÃo de perfusÃo, resistÃncia vascular renal, ritmo de filtraÃÃo glomerular e fluxo urinÃrio, alÃm da excreÃÃo de sÃdio, cloreto e potÃssio. NÃo houve alteraÃÃes nos percentuais de transporte totais ou tubular proximais de sÃdio, cloreto ou potÃssio. Houve discreta deposiÃÃo protÃica nos glomÃrulos e tÃbulos renais. NÃo houve alteraÃÃes nas anÃlises bioquÃmicas e os testes hematolÃgicos revelaram uma leucopenia causada por 5-FU, entretanto esta foi revertida pelo tratamento com Cf-PLS. TambÃm foi demonstrado que Cf-PLS age como agente imunoestimulante e imunomodulador, aumentando a produÃÃo de anticorpos totais e especÃficos contra Cf-PLS e OVA, aumentando tambÃm a polpa branca e o nÃmero de megacariÃcitos nos baÃos dos animais tratados e induzindo a migraÃÃo de neutrÃfilos para a cavidade peritoneal de camundongos. Pode-se concluir que Cf-PLS apresenta atividade antitumoral e que isso pode estar relacionado com suas propriedades imunoestimulantes.

ASSUNTO(S)

farmacologia champia polissacarÃdeo sulfatado antitumoral imunoestimulante toxicidade champia feldmannii sulfated polysaccharide antitumor activity immunomodulatory activity toxicity ensaios de seleÃÃo de medicamentos antitumorais algas vermelhas

Documentos Relacionados