ESTUDO ANALÍTICO, AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE E ATIVIDADE MOLUSCICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL Cinnamomum zeylanicum Blume (CANELA) FRENTE AO CARAMUJO Biomphalaria glabrata (Say,1818) / ANALYTICAL STUDY, EVALUATION OF TOXICITY AND ACTIVITY MOLLUSCICIDAL OF THE ESSENTIAL OIL Cinnamomum zeylanicum blume (SHIN) FRONT THE SNAIL Biomphalaria glabrata (SAY, 1818)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/01/2012

RESUMO

A utilização de plantas para fins medicinais é uma prática antiga. Dentre várias espécies de plantas que contém óleo essencial na sua composição e que podem vir a ser utilizadas no combate a várias doenças destaca-se o óleo essencial extraído das folhas da canela. O óleo da canela pode ser utilizado no combate da esquistossomose, doença endêmica que afeta aréas com saneamento básico precário. Nesta pesquisa, o óleo essencial foi extraído das folhas da canela (Cinnamomum zeylanicum Blume) por meio de hidrodestilação, sua ação moluscicida foi avaliada frente ao caramujo Biomphalaria glabrata (Say, 1818). O percentual de óleo nas folhas em média foi de 1,3 mL no intervalo de tempo variando de 1 a 5 horas, logo após o extraído, passou por caracterizações físico-químicas. As quantificações dos seus componentes foram feitas por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM). As análises cromatográficas mostraram que o óleo possui 82,67% de eugenol (constituinte majoritário), no tempo de retenção de 22,63 min; e 2,47% de Humuleno (componente minoritário), no tempo de retenção de 25,74 min. O óleo de canela foi testado quanto à toxicidade e como agente moluscicida, calculando-se a concentração letal (CL50). O óleo estudado, extraído da folha da canela quanto a toxicicidade foi considerado moderadamente tóxico apresentando CL50 de 162,1 mg.L-1 2,80, com um intervalo de confiança a 95%. Para o teste piloto, a atividade moluscicida do óleo apresentou uma mortalidade de 100% em 72 h, indicando a presença de componentes tóxicos nos óleos frente ao caramujo. A atividade moluscicida do óleo essencial extraído das folhas da canela obteve resultado referente à concentração letal 50% (CL50) de 18,62 mg.L-1 2,18, com um intervalo de confiança a 95%. , abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS); mostrando que este óleo é ativo frente ao caramujo Biomphalaria glabrata.

ASSUNTO(S)

canela cinnamon óleo essencial cinnamomum zeylanicum blume toxicidade e moluscicida quimica analitica essential oil cinnamomum zeylanicum blume toxicity molluscicide

Documentos Relacionados