EstratÃgias e aÃÃes de requalificaÃÃo urbana: o caso da cidade de Sorocaba. / Strategies and actions of urban re-qualification : Case of Sorocaba city.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/12/2012

RESUMO

Dentre os modelos contemporÃneos de gestÃo urbana, o urbanismo vinculado ao planejamento estratÃgico e baseado na implantaÃÃo de projetos urbanos tem sido um paradigma para as cidades que buscam se destacar competitivamente no contexto urbano contemporÃneo. Este trabalho procura analisar se as atuais diretrizes de planejamento estratÃgico da cidade de Sorocaba, comprometidas com a construÃÃo de uma nova imagem para a cidade, contribuem para a ampliaÃÃo da esfera pÃblica em direÃÃo a uma cidade mais democrÃtica, acessÃvel e saudÃvel. SerÃo apresentados, como fundamentaÃÃo da pesquisa, exemplos de requalificaÃÃo urbana baseados neste conceito como os casos de Barcelona, a partir da dÃcada de 80 servindo de exemplo bem sucedido do uso do planejamento estratÃgico na gestÃo de cidades; o caso de Curitiba, que realizou uma reestruturaÃÃo urbana atravÃs de um programa de mobilidade; e de BogotÃ, que promoveu uma requalificaÃÃo urbana pautada em aÃÃes de mobilidade e da ampliaÃÃo de cidadania em busca do desenvolvimento social da cidade por meio da implantaÃÃo de uma rede de bibliotecas. Sorocaba, cidade mÃdia inserida na dinÃmica metropolitana mais complexa do paÃs â a megalÃpole do sudeste brasileiro â constitui o objeto de estudo da pesquisa e serà discutida a partir das diretrizes estratÃgicas e dos programas de polÃticas pÃblicas do poder pÃblico municipal, cujas determinaÃÃes deram origem aos projetos urbanos construÃdos na cidade. Como discussÃo, serÃo apontadas questÃes relevantes do trabalho a fim de ampliar o conhecimento do urbanismo na direÃÃo da construÃÃo da cidade democrÃtica atravÃs do uso de planejamento estratÃgico.

ASSUNTO(S)

planejamento estratÃgico planejamento urbano projeto urbano urbanismo sorocaba urban planning strategic planning urban project urbanism sorocaba arquitetura e urbanismo




Comentários