Estilos de liderança, estágios de maturidade e desenvolvimento de equipes : um estudo de caso em uma empresa do setor financeiro. / Styles of leadership, periods of training of maturity and development of teams: a study of case in a company of the financial sector.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A conceituação das equipes de trabalho como grupo de pessoas, com aptidões complementares que realizam tarefas interdependentes, compartilhando a responsabilidade pelos resultados superiores à soma dos desempenhos individuais, aponta para o imperativo da maior colaboração entre os membros da equipe. A criação de sinergia, esperada da ação das equipes, depende de uma liderança eficaz e da maturidade das equipes. Neste panorama, o objetivo do trabalho é avaliar os estilos de liderança e o grau de maturidade das equipes de uma Instituição financeira de grande porte. O estudo conta com pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, exploratória e a conformação de estudo de caso. Observação Direta e Análise de Conteúdo foram utilizados nas entrevistas semi-estruturadas. Para classificar as equipes quanto a sua maturidade utilizou-se o questionário Escala de Maturidade das Equipes. Amostra por conveniência envolveu vinte equipes com um total de 126 participantes. A identificação dos estilos de liderança, dos vinte lideres, contou com a aplicação de Questionário LASI Estilo do Superior. Como resultado verificou-se que das vinte equipes estudadas treze possuem grau elevado de maturidade, identificadas com a denominação de equipe real e sete apresentaram nível intermediário de maturidade. A média da maturidade das equipes estudadas (3,87) é alta, possibilitando afirmar que a empresa possui equipes maduras. Nesse sentido, a pesquisa comprovou a presença das condições descritas por Katzenback e Smith (1994) para caracterizar uma equipe de trabalho. Quanto ao estilo de liderança identificou-se que oito dos líderes de equipe apresentaram estilo classificado como E-1 Determinar (tarefa alta e relacionamento baixo), sete classificados como E -2 Persuadir (tarefa alta e relacionamento alto), cinco com estilo E 3 Compartilhar (relacionamento alto e tarefa baixa) e nenhum apresentou o estilo E 4 Delegar (relacionamento baixo e tarefa baixa). O estudo evidenciou a possibilidade de melhora para a escolha do líder com estilo adequado ao estágio de maturidade de cada equipe.

ASSUNTO(S)

equipes de alta performance estilos de liderança. administracao leadership styles estágios de maturidade das equipes high performance teams teams maturity stages.

Documentos Relacionados