Ensino paralelo na periferia: uma visão da educação à luz de Ferréz. / Parallel education in the periphery: a vision of the education to the light of Ferréz.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/12/2011

RESUMO

O presente estudo tem por objeto de pesquisa compreender a educação na periferia sob a ótica de um de seus moradores: o escritor Ferréz. Ferréz é o pseudônimo de Reginaldo Faria da Silva, nome que virou marca registrada deste morador do distrito do Capão Redondo localizado na Zona Sudoeste da Cidade de São Paulo, no qual é sinônimo de pobreza, violência e abandono. Apesar da dura realidade, os periféricos e as periféricas produzem, a seu modo peculiar, cultura literária, musical, artesanal e cênica. Este fenômeno tem crescido com o passar dos anos, por meio do incentivo e determinação de Ferréz e de seus camaradas, contudo os resultados referentes a educação deste setor não demonstram mehoras no aprendizado formal dos moradores das regiões periféricas, segundo os exames nacionais de avaliação. Ferréz aprendeu a ler e escrever na escola, mas foi na faculdade da vida que tornou-se escritor e, da mesma maneira que sua vida foi transformada pela literatura, procura transformar a vida de outros, por meio da Literatura Marginal, das ações culturais e dos espaços educativos. Mesmo vivendo em uma comunidade carente e uma escola pública deficitária, como foi possível Ferréz tornar-se um escritor de renome? Como se deu esse aprendizado? Dentro ou fora da escola? Essas foram as questões centrais que conduziram o presente estudo na tentativa de definir como o aprendizado acontece sem seguir a formação linear prevista em estudos sobre a aprendizagem. Para este estudo estabeleceu-se o diferencial entre as categorias de educação (formal, informal e não formal) com os conceitos e noções que aparecem nas obras de Ferréz e, com a possibilidade de desenvolver um novo conceito em educação ensino paralelo, processo educativo desenvolvido na periferia. Além das obras publicadas de Ferréz, foram utilizadas como fonte de informações blogs da internet, entrevistas em vídeos e documentários. Como referencial teórico utilizou-se as perspectivas de Paulo Freire, Gaiatri Spivak, Maria da Glória Gohn, Lícia do Padro Valladares, Haroldo Torres e outros autores.

ASSUNTO(S)

educação literatura marginal periferia ensino paralelo ferréz educacao education literature marginal periphery parallel teaching ferréz

Documentos Relacionados