Emotion in the gospel music discourse as a strategy in the captivation of followers / A emoção no discurso da música gospel como estratégia na captação de fiéis
AUTOR(ES)
Gisele Siqueira Gonçalves
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
07/03/2012
RESUMO
Atualmente podemos observar um novo e crescente tratamento dado à emoção. É a emoção vista sobre o viés discursivo. Esta concepção tem permitido várias análises de efeitos de sentidos que o locutor pretende causar através do discurso em seus interlocutores. Assim, baseados nessa perspectiva, esta pesquisa se propôs a verificar o caráter patêmico contido nos discursos da música gospel evangélica, levando em consideração a sua evidência na mídia bem como no mercado fonográfico, nos últimos anos. Desta forma, nosso objetivo foi descrever as letras das canções evangélicas e relacionar sua organização discursiva ao efeito patêmico que estas visam causar no ouvinte, como estratégia de captação do fiel ao protestantismo. A análise focalizou as canções e testemunhos do cantor e compositor gospel evangélico Lázaro que estão inseridos no disco Testemunho e louvor , vencedor em várias categorias do maior evento da música gospel de 2009, o Troféu Talento. Como aporte teórico e metodológico foi utilizada a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, por meio dos Modos de organização do discurso que nos permitiu descrever a organização das canções. Associada a esta teoria, utilizamos algumas teorias que abordaram a emoção no discurso e o discurso religioso.
ASSUNTO(S)
linguistica análise do discurso teoria semiolinguística emoção música gospel discourse analysis semiolinguística theory emotion gospel music
Documentos Relacionados
- ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
- Música, religião e cor: uma leitura da produção de black music gospel
- O discurso da diversidade : a definição da diferença a partir da world music
- Argumentation and emotion in journalistic discourse: comparative analysis between newspapers Tribuna Livre and Folha da Mata
- THE USE OF THE REGIONAL MUSIC AS THE IDENTITY MEDIATOR