Efeitos da L-histamina e de antagonistas histaminérgicos sobre a recuperação funcional após hemilabirintectomia em Carassius auratus.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da histamina sobre o processo de recuperação funcional, após hemilabirintectomia em peixes da espécie Carassius auratus. Para tanto, foram utilizados a L-histidina, um precursor histaminérgico e antagonistas dos receptores H1, H2 e H3, sendo a clorfeniramina, antagonista H1, a zolantidina antagonista H2 e a tioperamida, antagonista do receptor histaminérgico H3. Os peixes foram anestesiados e submetidos à lesão vestibular unilateral. O sucesso da cirurgia foi evidenciado pela ataxia, caracterizada pelo rolamento do corpo e nado incoordenado durante aproximadamente trinta minutos, e a presença desses sinais foi utilizada como critério de inclusão do animal no experimento. Os sujeitos foram tratados durante quinze dias consecutivos com L-histidina (150 mg/kg), clorfeniramina (24 mg/kg), zolantidina (18 mg/kg) e tioperamida (15 mg/kg). Todas as substâncias foram administradas em um volume de 1.5 ml/kg, e a salina estéril (1.5 ml/kg) foi utilizada como controle experimental. Um outro grupo foi submetido ao procedimento cirúrgico, mas a lesão vestibular não foi realizada (Lesão Fictícia). Os sujeitos foram submetidos a sete testes. O primeiro teste foi realizado no primeiro dia após a lesão, e os demais, a cada três dias, totalizando seis testes. O sétimo teste foi realizado três dias após o término do tratamento. Cada teste consistiu em posicionar o sujeito dentro de um cilindro, no interior de um aquário revestido com uma película preta e iluminar esse aquário no lado ipsilateral à lesão durante cinco minutos. O comportamento animal foi registrado através de uma câmera de vídeo posicionada em frente a uma pequena abertura presente na parede anterior do aquário. O ângulo de inclinação corporal foi formado por uma linha correspondente ao posicionamento dos olhos e uma linha horizontal e medido com um transferidor na tela do televisor. A média desses ângulos obtidos a cada trinta segundos foi considerada. Os dados foram analisados através da Análise de Variância (ANOVA) de duas vias, seguida do teste de comparações múltiplas de Student Newman Keuls.

ASSUNTO(S)

zolantidina thioperamide fisioterapia e terapia ocupacional goldfish clorfeniramina l-histidine tioperamida (droga) zolantidine medicina experimental vestibular compensation compensação vestibular chlorpheniramine histamina hemilabirinthectomy histamine

Documentos Relacionados