Efeito de campos elétricos exógenos em células tumorais - utilização em quimioterapia de células melanocíticas B16F10. / Exogenous electric fields effects in tumoral cells - use in chemotherapy of melanocytic cells B16F10.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/04/2012

RESUMO

Neste trabalho exploramos a possibilidade interferir no processo de reparação das neoplasias, expondo-as simultaneamente a campos elétricos estáticos (CEE) e quimioterápicos. Os resultados combinados do CEE com Etoposídeo induziram um aumento expressivo na mortalidade celular, reduzindo a IC50 do Etoposídeo de 0,49 mmol para 0,20 mmol na linhagem tumoral B16F10, e de 0,46 mmol para 0,15 mmol nas células de fibroblasto FN1. Quantificou-se um aumento médio de 15% na apoptose, via Caspase 3, dobrando-se os valores obtidos isoladamente ao Etoposídeo. A detecção da apoptose e necrose via Anexina V/PI revelou um aumento de 20 para 40% na mortalidade com o tratamento combinado. O tratamento combinado do campo elétrico com o quimioterápico Etoposídeo indica a ocorrência de uma interferência seletiva no mecanismo de reparo para danos do tipo DSB, neutralizando a sinalização de reparo.

ASSUNTO(S)

biofísica biologia molecular biophysics chemotherapy física molecular molecular biology molecular physics oncologia oncology quimioterapia

Documentos Relacionados