Efeito da substituição do feno de capim Tifton (Cynodon ssp) por casca de mamona (Ricinus communis) em dietas a base de palma forrageira (Nopalea cochenilifera Salm Dick) sobre o perfil de metabólitos energético-protéicos e mineral em ovinos. / Effect of replacement tifton hay Cynodon spp) for castor beans hulls Ricinus communis) based diets of spineless cactus (Nopalea cochenilifera Salm Dick) metabolites on the profile of mineral and energy-protein in sheep.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2012

RESUMO

Avaliou-se perfil metabólico de ovinos recebendo dietas a base de palma forrageira (Nopalea cochenilifera Salm Dick) com diferentes níveis de casca de mamona (Ricinus communis) em substituição ao feno de tifton. Foram utilizados 28 carneiros adultos, inteiros, sem padrão racial definido, com peso vivo médio inicial de 18 kg. Amostras de sangue foram coletadas para determinação dos seguintes indicadores biológicos: creatinina, uréia, ácido úrico, proteína total, albumina, globulina, aspartato aminotransferase, gama glutamiltransferase, fostase alcalina, glicose, colesterol, triglicérides cálcio e fósforo. Para quantificação da concentração sanguínea dos metabólitos analisados foram utilizados métodos bioquímicos usuais em analisador semi-automático e fotometria de chama. Os dados foram submetidos à análise de variância ao nível de 5 % de probabilidade. A substituição do feno de capim tifton pela casca de mamona em diferentes proporções, aumentou linearmente a concentração sérica de proteína total, aspartatoaminotransferase, gamaglutamiltransferase, colesterol, triglicerídeos e cálcio, já em relação à globulina sérica o perfil foi linear negativo enquanto que a albumina teve perfil quadrático. Em relação aos momentos de coleta do material biológico só não foram observadas variações significativas para albumina e aspartatoaminotransferase. Não foi observada interação entre dietas e período experimental em nenhuma das variáveis analisadas. A substituição do feno de capim tifton pela casca de mamona provocou, ao longo do tempo de recebimento das dietas, aumento linear da concentração sérica de uréia, ácido úrico, proteína total, globulina, gamaglutamiltransferase, Glicose plasmática, triglicérides, e fósforo, enquanto que diminuição linear foi observada na concentração sérica de creatinina e cálcio. Efeito quadrático foi observado na concentração sérica de fosfatase alcalina e colesterol, tendo, respectivamente, média máxima aos 42 dias do recebimento das dietas. A inclusão de casca de mamona em substituição ao feno de tifton em dietas à base de palma forrageira para ovinos levou a uma resposta metabólica de déficit energético o que pode interferir no desempenho animal. Considera-se, também, a grande importância do uso de diferentes marcadores bioquímicos na avaliação de ovinos que recebem dietas com variação na composição e da possibilidade de correlação entre estes e outros parâmetros de produção, como consumo e absorção de nutrientes.

ASSUNTO(S)

medicina veterinaria nutrição metabolismo biodiesel alimentação pequenos ruminantes nutrition metabolism biodiesel food small ruminants

Documentos Relacionados