EDUCATION, TRAINING AND PERFORMANCE IN THE LABOUR MARKET ADMINISTRATION: THE CASE OF GRADUATE OF THE UNDERGRADUATE COURSE AT UFSM. / FORMAÇÃO, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO EM ADMINISTRAÇÃO: O CASO DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA UFSM.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/09/2011

RESUMO

A qualificação do Ensino de Administração exige uma avaliação profunda da formação que está sendo desenvolvida. Uma avaliação efetiva de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a análise de seus egressos. O Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, objeto deste estudo, já teve a realidade de seus egressos pesquisada. O estudo anterior, Formação de Administradores e Mercado de Trabalho, foi elaborado por Francisco Schuch Junior, em 1976. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do curso de Administração UFSM formados no período de 2005 a 2009. Os resultados esperados com a realização desta pesquisa foi o conhecimento da realidade de trabalho de seus 359 egressos identificando a evolução da carreira, as dificuldades enfrentadas e as expectativas de educação continuada. Teve como objetivo identificar no mercado os egressos e analisar as competências profissionais frente a sua formação acadêmica e quanto o curso contribui para o desenvolvimento das competências que o currículo pretendia. A estratégia metodológica utilizada nesta pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso, quantitativa com abordagem descritiva, já que pretendia estudar e descrever características da realidade pesquisada. A coleta de dados da pesquisa foi realizada por meio de dois questionários estruturados. O questionário I foi destinado aos egressos que estão atuando na profissão e, está dividido em quatro partes. O questionário II foi dirigido para os egressos que não estavam atuando na profissão contendo dois blocos. Como principal resultado contatou-se que a maioria dos egressos do curso de Administração da UFSM não está desempenhando a profissão para a qual foram preparados ao comparar com o estudo realizado em 1976. Esta constatação pode ser em decorrência da expressiva expansão das Instituições de Ensino Superior - IES em Administração no Brasil. Outro motivo do não exercício da profissão, com base nos dados da pesquisa é o fato da grande maioria dos que não estão exercendo a profissão terem obtido trabalho em atividade diferente da graduação ou se mantém no emprego que exerciam antes de concluir o curso. Os resultados apontam ainda o desenvolvimento das competências sugeridas pelas diretrizes curriculares nacionais propostas para o Curso de Administração durante a graduação.

ASSUNTO(S)

curso de administração graduação em administração egressos administracao graduates graduate in business administration course administration

Documentos Relacionados