Dos sonhos de uma casa a casa dos sonhos: moradia e qualidade de vida na comunidade Terra Livre. / From the dreams of having a home, to having the home of your dreams: housing and quality of life in the Terra Livre Community.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação tem como tema central e objeto de análise as relações dos trabalhadores rurais sem-terra com o espaço no qual vivem e constroem parte de suas relações sociais: a casa, o lote, o assentamento rural. Tais relações são com diferentes intensidades e variados formatos, construídas e constituídas, tanto de produção material quanto de produção simbólica dos agentes sociais envolvidos, determinando desta forma, como se dão as configurações espaciais das habitações e dos assentamentos rurais como um todo. O trabalho possui alguns objetivos, entre eles: verificar, retratar e analisar as condições habitacionais e de infraestrutura existentes, examinando as técnicas construtivas, os materiais empregados, a distribuição interna das moradias, as condições de habitabilidade, salubridade e saneamento básico, a qualidade do ambiente construído, o acesso à energia elétrica e água para consumo humano, entre outras coisas. Pretende-se perceber as relações sociais e simbólicas existentes neste espaço, através das representações dos sentidos e percepções que o trabalhador rural e sua família possuem do lugar em que vivem e, nele retratam suas identidades e constroem as estratégias de organização familiar. Para tal enfoque foi escolhido o acampamento rural Terra Livre, situado no município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra MST. Foi eleito um acampamento, pois o trabalho propõe a elaboração das novas plantas habitacionais, das famílias residentes, as quais serão entregues e servirão como orientação na construção, reforma ou ampliação das casas, no momento em que tornarem assentamento rural e acessarem o crédito para Aquisição de Materiais de Construção, concedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, através das políticas públicas de concessão de créditos para a instalação inicial de famílias assentadas. O desafio da metodologia proposta consiste na realização de um método de investigação e diagnóstico do quadro das realidades existentes acerca das condições habitacionais das famílias acampadas, estimulando a participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na concepção dos próprios projetos habitacionais. Optamos pela aplicação da metodologia a nível familiar, visitando cada casa e analisando as possibilidades existentes, dentro das expectativas e vontades expressas, buscando adequá-las às realidades financeiras e, mesclando-as a uma assistência técnica de orientação no projeto, de modo a propiciar um resultado final de satisfação coletiva mediante um processo participativo de elaboração.

ASSUNTO(S)

habitação rural acampamentos e assentamentos rurais projetos participativos. tecnicas de planejamento e projeto urbanos e regionais rural dwelling rural settlement and encampments participatory projects.

Documentos Relacionados