DIVERGÊNCIA GENÉTICA ENTRE ACESSOS DE COQUEIRO ANÃO PARA CARACTERES MORFOLÓGICOS E AGRONÔMICOS NA BAIXADA LITORÂNEA DE SERGIPE. / GENETIC DIVERGENCE AMONG ACCESSIONS OF DWARF COCONUT FOR MORPHOLOGICAL AND AGRONOMIC CHARACTERS IN THE COASTAL BOARDS OF SERGIPE.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A caracterização morfológica, realizada por meio de descritores, identifica e descreve a variabilidade ou diversidade existente dentro e entre os acessos conservados em Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs). Estas informações, fornecidas pela área de recursos genéticos, podem ser utilizadas nos programas de melhoramento de coco, especialmente quando da utilização dos acessos com características de interesse para servir como matrizes para produção de híbridos ou na escolha de variedades mais adaptadas ou resistentes a determinados fatores. O trabalho teve como objetivo caracterizar e avaliar por meio da lista descritiva elaborada pelo IBPGR 1995, atual Bioversity International, os acessos de coqueiro anão conservados no Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Os acessos caracterizados e avaliados encontram-se no delineamento experimental em blocos casualizados, com seis tratamentos (acessos) e cinco repetições, sendo 16 plantas úteis por parcela, no espaçamento de 7,5 x 7,5 x 7,5. Foram avaliadas 11 plantas úteis de seis acessos de coqueiro-anão: Anão Verde do Brasil Jiqui (AVeBrJ), Anão Vermelho de Camarões (AVC), Anão Vermelho da Malásia (AVM), Anão Vermelho de Gramame (AVG), Anão Amarelo de Gramame (AAG), Anão Amarelo da Malásia (AAM). Foram utilizados descritores quantitativos e qualitativos, sendo todos relacionados a dados vegetativos, morfológicos e reprodutivos. As análises genético-estatísticas foram realizadas com o programa SAS 9.1 e genes 2009, os dados foram submetidos à análise de variância e as médias das cultivares comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade e estimados parâmetros genéticos (h2, CVg, CVe e Iv). Para quantificar a divergência genética entre os genótipos foi empregada a distância euclidiana média padronizada. Os métodos de agrupamento utilizados para agrupar os genótipos foram o hierárquico UPGMA, o de otimização Tocher e os Componentes Principais. Utilizando descritores morfoagrômicos foi possível detectar divergência genética entre os acessos de coqueiro anão do Banco de germoplasma de coco. Os métodos de agrupamento UPGMA, Tocher e componentes principais demonstraram a eficiência na avaliação dos acessos. Foi observado que os caracteres, número de folíolos, comprimento do folíolo, largura do folíolo, comprimento do pedúnculo, número de flores masculinas, número de ramos florais, comprimento médio dos ramos florais, duração do ciclo reprodutivo, duração da fase reprodutiva masculina, período entre emergência e abertura das inflorescências e número de inflorescência dispõem de alta variabilidade genética, possibilitando êxito no melhoramento do coqueiro empregando métodos de seleção mais simples, como a seleção massal. O AVeBrJ apresentou as maiores médias quanto: número de folíolos, comprimento do folíolo, número de ramos florais, duração do ciclo reprodutivo, duração da fase reprodutiva masculina, indicando bom desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.

ASSUNTO(S)

cocos nucifera l. recursos genéticos melhoramento variabilidade genética agronomia cocos nucifera l genetic resources breeding genetic variability

Documentos Relacionados