Distribuição espacial do índice de manejo do carbono em luvissolos sob sistemas Agrícolas tradicionais e agroflorestais no município de Sobral-CE.

AUTOR(ES)
FONTE

CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O objetivo desse estudo foi avaliar o índice de manejo de carbono (IMC) em sistemas agrícolas convencionais e agroflorestais. A área experimental localiza-se na Fazenda Crioula, pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos da EMBRAPA, no município de Sobral-CE. Foram selecionadas as seguintes áreas: agrissilvipastoril, silvipastoril, tradicional 1, tradicional 2, cultivo Intensivo em pousio, vegetação natural 1 e vegetação natural 2. A área estudada foi georeferenciada e as amostras foram coletadas em transectos a profundidade de 0-5 cm a cada 20, 10 ou 5 m de acordo com o relevo. O IMC foi determinado a partir do estoque e da labilidade do carbono orgânico particulado e associado. Os resultados foram avaliados através de medidas descritivas e técnicas geoestatísticas. As áreas sob manejo agroflorestal apresentaram um maior IMC confirmando a eficiência dos sistemas agroflorestais em aumentar o estoque de carbono no solo e a variabilidade espacial.

ASSUNTO(S)

manejo agroflorestal erosão variabilidade espacial carbono brasil ceará semi-árido agroforestry management erosion spatial variability carbon brazil semi-arid

Documentos Relacionados