Faça uma monografia perfeita!

Faça parte da nossa lista exclusiva de acadêmicos e receba dicas imperdíveis para seu TCC.

Não gostamos de SPAM assim como você!

DINÂMICA DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DOS PEREIRAS EM IRATI PR E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Diante da complexidade das relações sociedade/natureza têm-se buscado estudos que visem apreender a dinâmica destas relações, integrando nestes estudos a dinâmica do sistema físico, no caso a bacia hidrográfica e as relações sociais que se desenvolvem neste ambiente. Neste sentido, a análise socioambiental tem se mostrado eficiente ao propor estudos abrangentes que contemplam tanto a dinâmica física quanto a humana sem dissociá-las. Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise do uso da terra na bacia do Arroio dos Pereiras em Irati PR, entre 1980 2004, com base na Geografia Socioambiental, afim de compreender a dinâmica de uso e ocupação existente na bacia e como esta exerce influência na qualidade da água. Para tanto, realizou-se o mapeamento do uso da terra, a fim de identificar as classes existentes, bem como analisar sua distribuição. A classe de uso que apresentou um aumento mais significativo foi a classe urbano (9,0%) e a que teve maior retração foi a classe agrícola (-11,3%). A partir dos dados levantados de qualidade da água, foi possível verificar que as atividades e usos implantados na bacia têm influência direta na qualidade da água, sendo a maior fonte de poluentes o esgotamento doméstico. Pode-se verificar ainda a contaminação por metais pesados em dois pontos da bacia e a ocorrência de compostos HPAS. Posteriormente gerouse um mapa dos conflitos ambientais, a partir do cruzamento dos mapas temáticos (Potencial Erosivo, APP e Uso da Terra). A bacia apresentou 38,9% de sua área em desacordo com os aspectos físicos e legais. Pretende-se com os resultados obtidos demonstrar a importância dos trabalhos de cunho socioambiental e como estes podem servir de subsídios para o planejamento territorial, uma vez que na atualidade, se faz imprescindível a busca de formas mais racionais de uso, as quais minimizem os impactos do homem sobre o ambiente.

ASSUNTO(S)

uso da terra land use análise socioambiental river basin arroio dos pereiras geografia socio-environmental analysis bacia hidrográfica arroio dos pereiras




Comentários