Desenvolvimento de uma plataforma de software para a modelagem digital de terrenos baseada em TIN

AUTOR(ES)
FONTE

Bol. Ciênc. Geod.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2014-03

RESUMO

Superfícies topográficas podem ser representadas com um bom grau de precisão por meio de mapas. No entanto, estes nem sempre são as melhores ferramentas para a compreensão de relevos mais complexos. Nesse sentido, a maior contribuição desse trabalho é a especificação e implementação da arquitetura de uma plataforma de software opensource voltado para a representação de modelos digitais de terrenos baseado em TIN (Triangular Irregular Network), segundo os paradigmas da programação orientada a objetos e programação genérica e que possibilitaram a integração de várias ferramentas de linguagem aberta (opensource), tais como GDAL, OGR, OpenGL, OpenSceneGraph e Qt. Além disso, o núcleo de representação da arquitetura tem a capacidade de trabalhar com múltiplas estruturas de dados topológicas que permitem extrair em tempo constante, todas as relações de conectividade entre as entidades vértices, arestas e faces, presentes numa subdivisão planar triangular, facilitando enormemente a implementação de aplicações de tempo real. Esta capacidade é muito importante, por exemplo, na utilização de dados de levantamentos a laser (Lidar, ALS, TLS), possibilitando a geração de modelos de malhas triangulares da ordem de milhões de pontos.

ASSUNTO(S)

visualização triangulação de delaunay estruturas de dados topológicas mdt sistemas opensource

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