Cuidados de enfermagem prestados a pacientes onco-hematólogos submetidos a altas doses de quimioterapia / Nursing care towards onco-haematological patients to undergo high doses of chemotherapy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/09/2012

RESUMO

Os pacientes onco-hematológicos submetidos a altas doses de quimioterapia sejam para tratamento de suas doenças de base ou para realização do transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) sofrem com diversos efeitos adversos. Entre esses efeitos estão a neutropenia febril, mucosite, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, fadiga física e mental e diminuição da capacidade do estado funcional do paciente. Neste contexto, a equipe de enfermagem tem papel fundamental na avaliação e implementação dos cuidados específicos para essa clientela. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura cujo objetivo foi identificar, avaliar e sintetizar o conhecimento relacionado aos cuidados de enfermagem prestados aos pacientes onco-hematológicos adultos submetidos a altas doses de quimioterapia seguida ou não do TCTH. As bases de dados Pubmed/ Medline, Cinahl, Lilacs e Biblioteca Cochrane foram selecionadas para a busca dos estudos primários indexados, nos últimos 10 anos. Os descritores controlados foram delimitados para cada uma das bases de dados. Dos 725 estudos localizados e considerando os critérios seleção adotados, 45 estudos foram selecionados para leitura na íntegra e 13 estudos primários foram incluídos na revisão integrativa. Para extração dos dados foi utilizado um instrumento validado. A análise dos dados foi descritiva. Os estudos primários incluídos foram divididos nas seguintes categorias temáticas: fadiga e atividade física, segurança do paciente e cuidados com mucosite. De acordo com os estudos primários avaliados pode-se observar que as intervenções propostas para o cuidado dos pacientes submetidos a altas doses de quimioterapia seguidos ou não ao TCTH foram, em sua maioria, para minimizar ou promover a diminuição dos efeitos adversos relacionados ao tratamento. Os efeitos adversos apresentados causam ao paciente prejuízo no estado funcional, nutricional, na qualidade de sono e repouso, qualidade de vida. Cabe ao enfermeiro implementar um conjunto de estratégias para ter um controle da situação atual do paciente para poder intervir no momento necessário adequado, a fim de evitar complicações.

ASSUNTO(S)

cuidados de enfermagem doenças hematológicas hematological diseases hematopoietic stem cell transplantation nursing care transplante de células-tronco hematopoéticas

Documentos Relacionados