Faça uma monografia perfeita!

Faça parte da nossa lista exclusiva de acadêmicos e receba dicas imperdíveis para seu TCC.

Não gostamos de SPAM assim como você!

Critical analyses of planning process of implantation of a project management office. / Análise crítica do processo de planejamento da implantação de um escritório de gerenciamento de projetos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A implantação de estruturas como o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) é uma ação que tem sido muito utilizada recentemente visando desenvolver e aprimorar a gestão de projetos nas organizações. Num momento em que cada vez mais as empresas estão utilizando projetos para implantar o seu planejamento estratégico, torna-se fundamental garantir a maior eficiência e eficácia possível na gestão de seus projetos. A utilização de um EGP pode trazer uma série de benefícios à gestão de projetos de uma organização; entretanto, sua implantação é um processo complexo que deve ser planejado com cuidado. O objetivo desta dissertação é identificar os fatores que influenciam o processo de planejamento da implantação de um EGP e analisá-los quanto à forma que sua influência é exercida, de tal modo que propicie uma implantação de sucesso. Este objetivo é alcançado através da análise do processo de constituição de um EGP, do processo de planejamento estratégico do EGP e do processo de planejamento de suas fases. Dentro do processo de planejamento estratégico do EGP, são detalhadas as análises que envolvem o diagnóstico da situação atual da empresa, os benefícios esperados, as condições de viabilidade para implantação, a definição dos objetivos estratégicos, os tipos de EGP, suas funções e a influência da estrutura organizacional. São ainda analisadas a influência da cultura organizacional, da maturidade em gestão de projetos, dos fatores críticos de sucesso e os recursos e custos envolvidos na implantação. A dissertação ainda contempla um estudo de caso da implantação de um EGP em uma grande empresa brasileira, líder em seu setor. Neste estudo de caso buscou-se confrontar as conclusões das análises realizadas com as condições e resultados verificados no caso específico. Como conclusão do estudo, fica claro que não existe uma "receita de bolo" para a implantação de um EGP. Os responsáveis pela implantação devem entender quais fatores afetam o planejamento de um EGP e trabalhar no intuito de melhor adaptar estes fatores à implantação do EGP de sua organização. Deste modo, esta dissertação atinge seu objetivo e oferece ao leitor uma visão de quais são estes fatores, como eles afetam o planejamento e quais os possíveis caminhos que podem ser tomados para se implantar com sucesso um EGP.

ASSUNTO(S)

administração de empresas administração de projetos project management office (pmo) planning project management planejamento estratégico




Comentários