CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. / CONCEPTIONS OF TEACHERS OF PUBLIC EDUCATION NETWORK OF LEARNING DIFFICULTIES IN THE SCHOOL CONTEXT.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/04/2011

RESUMO

Esse trabalho tem por objetivo analisar concepções e práticas relacionadas às dificuldades de aprendizagem de acordo com o relato de professoras da rede pública municipal de ensino de Aracaju/SE. Assim, foram entrevistadas oito professoras com ensino superior completo e a amostragem foi selecionada pelo critério de conveniência obedecendo aos requisitos de estar lecionando no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano e concordância em participar da pesquisa. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, em que houve o levantamento dos dados quanto à caracterização dos profissionais (idade, sexo, tempo de graduação, titulação, etc.); sua formação prévia; às concepções desses profissionais sobre dificuldades de aprendizagem; às práticas de intervenção utilizadas por eles e às facilidades e dificuldades encontradas na sua atuação relacionadas a essa temática. Os resultados apontaram que os professores não utilizam procedimentos padronizados para atuar com as crianças com dificuldades de aprendizagem, sendo mais comum a comunicação aos pais e à Coordenação Pedagógica sobre a dificuldade da criança. A formação pela graduação e os cursos de especialização se mostraram insuficientes no preparo das professoras para atuar com essas crianças. As professoras demonstraram dificuldades tanto em definir o que seriam dificuldades de aprendizagem como indicaram que a maior dificuldade no trabalho com essas crianças é que há a falta de uma equipe técnica especializada dentro da escola, que poderia estar fornecendo um apoio a essas crianças. Há ainda o fato de que as crianças com dificuldade de aprendizagem são encaminhadas para fora da escola para os CRAS, CREESE e CAPS e, no decorrer do processo, há a perda do contato pelas professoras com o trabalho que está sendo realizado, com estas tendo acesso somente a um relatório final. Por fim, as professoras sugerem que as escolas atendam essas crianças na própria instituição com uma equipe especializada formada por psicólogos, psicopedagogos e médicos.

ASSUNTO(S)

dificuldade de aprendizagem psicologia escolar concepções de professores psicologia social learning disabilities school psychology teachers conceptions

Documentos Relacionados