Competências para acesso e uso da informação em sistemas de EAD : análise do curso interagindo e construindo na rede. / Competence access to and use of information systems EAD: analysis of the course interacting and building the network.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/08/2010

RESUMO

A sociedade contemporânea caracterizada por avançadas tecnologias de informação e comunicação vem demandando dos profissionais das diversas áreas competências informacionais e digitais para buscar informação em diferentes fontes e transformá-la em conhecimento. Apesar da significativa participação dos profissionais em cursos de capacitação, a exemplo dos profissionais da educação, observam-se poucas mudanças no ambiente escolar, quanto ao uso das ferramentas tecnológicas, não havendo repercussões significativas na formação dos estudantes da educação básica quanto à busca e utilização da informação. Este estudo se propôs a investigar o grau de apreensão e usabilidade das competências digitais e informacionais dos docentes que participaram do curso de formação continuada Interagindo e Construindo na Rede, ministrado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional 1 (NTE1), na modalidade a distancia no período de 2006 a 2008. Este estudo foi respaldado teoricamente por estudos sobre a sociedade contemporânea, sistemas de informação, sistemas de educação a distancia (EAD), competencias digitais e informacionais para o acesso a sistemas de EAD, entre outros, destacando-se os autores Almeida (2003, 2008), Moran (2009), Barros (2005,2007,2009), Dudziak (2002, 2003), Belluzzo (2004,2009), Dudziak-Belluzzo (2008), Kenski (2008), Robredo (2003), Saracevic (1996), entre outros. Para a obtenção do objetivo proposto, realizou-se um pesquisa descritiva, a partir de um estudo de caso, que associou análises qualitativas e quantitativas. A amostra constituiu-se dos professores do ensino básico da rede pública estadual lotados em Salvador, que participaram do curso a distância Interagindo e Construindo na Rede, ministrado pelo NTE1. Como instrumentos de coleta de dados foi organizado um roteiro de questões básicas para acionar um grupo focal e também foi aplicado questionário para outro grupo de professores, no intuito de complementar e cruzar dados. Para examinar os dados utilizou-se a análise de conteúdo baseada em Bardin [1973?]. Os resultados mostraram que: professores não desenvolveram competências digitais e informacionais necessárias para utilizar as tecnologias no ambiente escolar; problemas gerenciais e a falta de estrutura da escola e dos laboratórios vem dificultando o processo de incorporação de tecnologias na sala de aula, indicando, ainda, que os docentes não têm acesso ao laboratório de informática, espaço importante que pode permitir-lhes adquirir competências digitais e informacionais, oferecendo condições para que os alunos as desenvolvam; existe deficiência na formação universitária dos professores entrevistados e a inexistência de projetos pedagógicos que contemplem as tecnologias e a integração das disciplinas na escola. Tais resultados apontam a necessidade de políticas públicas que, de fato, eliminem essas dificuldades e promovam o desenvolvimento de competências docentes para o uso das tecnologias.

ASSUNTO(S)

competências digitais sistemas de educação a distância competências informacionais uso de tecnologias distance education systems digital competences informational competences use of technology ciencia da informacao

Documentos Relacionados