Comparação de técnicas metaheurísticas de otimização no processo de hidrólise do amido de mandioca para obtenção de álcool. / Comparison of Optimization Metaheuristcs Techniques in the Process of Cassava Starch Hydrolysis for Obtaining Alcohol.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/03/2012

RESUMO

Sinônimo de combustível renovável que polui menos em comparação com os derivados do petróleo, o álcool voltou a ocupar um lugar de destaque no cenário energético do país e também começou a ser desejado por vários outros países. Além da cana-de-açúcar o álcool também pode ser obtido através de outras fontes de matéria-prima como por exemplo: o milho, a beterraba, a cevada, a mandioca, entre outros. O que inviabiliza a produção de álcool para fins comerciais utilizando estas outras fontes, é o elevado custo. A aplicação de técnicas computacionais de otimização podem proporcionar uma solução no que tange à minimização destes custos. Neste trabalho foram aplicadas as técnicas metaheurísticas na otimização da hidrólise do amido de mandioca para produção de álcool combustível e feita uma análise de sua viabilidade econômica como alternativa ao álcool de cana-de-açúcar. O objetivo é otimizar o processo de hidrólise do amido de mandioca utilizando as técnicas Algoritmo Genético (AG), Simulated Annealing (SA), GASA, que é um algoritmo híbrido que aplica o AG para gerar uma solução inicial otimizada e, em seguida aplica o SA para melhorar esta solução, SAG, que é outro algoritmo híbrido que aplica o SA para gerar uma população inicial de resultados e, em seguida aplica os processos do AG para melhorar esta população de resultados e extrair a melhor solução encontrada e Busca Tabu. Os resultados obtidos com as técnicas foram comparados e constatou-se que o Algoritmo Genético, o GASA e o SAG encontraram a solução ótima para o processo com a determinação. Vale salientar que o SAG encontrou a solução ótima em um número maior de ensaios, emonstrando um desempenho superior. Por fim, simularam-se os impactos, ambiental e social da fabricação e do consumo do álcool de mandioca e, também, foram estimados os benefícios advindos da adoção deste produto como uma fonte de energia alternativa para o álcool de cana-de-açúcar.

ASSUNTO(S)

biocombustíveis, metaheurísticas, sag, algoritmos genéticos, amido administracao biofuels, metaheuristics, sag, genetic algorithms, starch

Documentos Relacionados