Ciclos de terças em certas canções da música popular no Brasil
AUTOR(ES)
Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-06
RESUMO
Com as transformações que marcam a história artística e teórica da tonalidade harmônica, os planos tonais que percorrem os chamados ciclos de terças menores (C:→A:→F#:→Eb:→C:) e ciclos de terças maiores (C:→E:→Ab:→C:) tornaram-se uma solução de expansão e renovação que afetou a composição musical em diversos gêneros e estilos. Estudando o emprego destes planos simétricos em canções produzidas no Brasil na segunda metade do século XX, este texto procura observar como tais escolhas podem ser impactantes na valoração de obras e artistas em determinado campo da música popular.
ASSUNTO(S)
ciclos de terceira plano tonal teoria e crítica da música popular
Documentos Relacionados
- Memórias e histórias do acorde napolitano e de suas funções em certas canções da música popular no Brasil
- Tecnicas contrapontisticas aplicadas em arranjos de canções da musica popular brasileira
- A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular
- Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
- O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova