Caracterização morfológica e acústica de populações atribuídas a Leptodactylus cunicularius Sazima &Bokermann, 1978 (Anura, Leptodactylidae): implicações taxonômicas / Morphological and acoustic characterization of populations assigned to Leptodactylus cunicularius Sazima &Bokermann, 1978 (Anura, Leptodactylidae): taxonomic implications.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/08/2012

RESUMO

O canto de anúncio é o principal sinal emitido pelos machos durante a estação reprodutiva e geralmente apresenta duas funções básicas: a atração de fêmeas coespecíficas receptivas sexualmente e o anúncio da posição de um macho para outros machos coespecíficos / heteroespecíficos, ajudando a manter o espaçamento entre os indivíduos vocalizando. A importância do canto de anúncio em anuros como mecanismo primário de isolamento reprodutivo foi extensivamente documentado na literatura e, em decorrência disso, os cantos tem se mostrado altamente valiosos na determinação da identidade das espécies, com aplicação potencial em abordagens macroevolutivas e zoogeográficas. O gênero Leptodactylus atualmente abriga 89 espécies, distribuídas do sul da América do Norte e ao longo de toda a extensão neotropical, do México e Antilhas até a Argentina e Uruguai, cujas espécies são atualmente classificadas em cinco grupos fenéticos. O grupo de L. fuscus é formado por 27 espécies que se distribuem desde o sul do México até o sul do Uruguai e norte da Argentina. Leptodactylus cunicularius foi descrito da Serra do Cipó, área serrana pertencente à porção meridional do complexo da Serra do Espinhaço, e posteriormente, citado de outras três regiões serranas do estado de Minas Gerais. O presente estudo tem como objetivo específico acessar dados bioacústicos e morfológicos/morfométricos de populações previamente atribuídas a Leptodactylus cunicularius, visando a caracterização de populações e o reconhecimento de espécies potencialmente novas. Para isso, analisamos espécimes adultos e cantos de anúncio de oito populações, incluindo a população topotípica, sendo que algumas populações foram previamente atribuídas a L. cunicularius, e outras populações eram desconhecidas até o presente momento. Cinco populações foram reconhecidas como distintas de L. cunicularius através de dados morfológicos/morfométricos e/ou bioacústicos. As outras duas populações ainda estão sob análise. Regiões serranas podem representar áreas de endemismo para anfíbios anuros, ao passo que em algumas delas, é possível detectar congruência biogeográfica para outros grupos de anuros, incluindo espécies próximas e populações confinadas a essas regiões sob complexos de espécies ainda não estudados.

ASSUNTO(S)

anura bioacoustics bioacústica cerrado grupo de leptodactylus fuscus leptodactylus cunicularius leptodactylus cunicularius leptodactylus fuscus group taxonomia

Documentos Relacionados