Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens
AUTOR(ES)
Soraya Heinrich Eberle
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
24/02/2012
RESUMO
Uma proposta de formação teológico-musical das juventudes, a partir do contexto de um grupo de louvor. Averigua de que forma se dá esta formação e como pode ser trabalhada com intencionalidade. No primeiro capítulo, são contextualizadas as três grandezas constituintes da pesquisa: as juventudes, a música sacra contemporânea e a educação cristã em contexto evangélico-luterano. No segundo capítulo, aborda os diferentes paradigmas que sustentaram a música sacra em contexto evangélicoluterano, as correntes da música sacra atual e, a partir do contexto contemporâneo, o fenômeno gospel. O terceiro capítulo trabalha com as narrativas de vida de seis jovens, que participam de um grupo de louvor e adoração. A partir dessas narrativas, emergem quatro categorias para a análise: formação de vínculos, protagonismo e tutela, compreensão de papéis e funções e a aprendizagem no e a partir do grupo. O quarto capítulo esboça um diálogo entre a prática no grupo de louvor, o Plano de Educação Cristã Contínua da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a teoria sócio-interacionista proposta por Vygotsky. O quinto capítulo faz uma proposta de formação teológico-musical que pode servir de subsídio para o trabalho com jovens em contexto comunitário, a partir de reflexões e de práticas
ASSUNTO(S)
educação cristã contínua teologia da música música sacra juventudes grupo de louvor vygotsky religiÃo e educaÇÃo teologia theology of music continuing christian education youth groups praise group vygotsky
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=376Documentos Relacionados
- Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e espaço formador teológico-musical
- Contar, é preciso
- "Você mandou eu cantar, na mente que eu não sabia": estruturação formal e camuflagem em um gênero musical camponês do médio Jequitinhonha
- PROGRAM LEM: PLAYING AND SINGING: A PLACE OF PROFESSIONAL ACADEMIC EDUCATION AND PERFORMANCE
- Escrever, contar, guardar: o diário de Santander no exílio europeu (1829-1832)