Body, Cavalo Marinho and dramaturgy from the investigation of Grupo Peleja / Corpo, Cavalo Marinho e dramaturgia a partir da investigação do Grupo Pelejo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Nesta pesquisa teórica e prática, trato de alguns temas emergentes do processo de treinamento e criação do Grupo Peleja, do qual faço parte como dançarina e pesquisadora, tendo como campo de investigação a corporeidade do Cavalo Marinho - manifestação popular brasileira - associada ao trabalho de ator do Lume (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp). O Cavalo Marinho, foco principal desta pesquisa, é uma brincadeira original da Zona da Mata Norte de Pernambuco realizada principalmente por trabalhadores da cana. A partir de experiências práticas, uma narrativa reflexiva é construída tendo como base o conceito de corpo-subjétil, um corpo-em-arte e as idéias sobre níveis de dramaturgia gerados a partir de um trabalho corporal específico. Estes conceitos vão sendo apresentados entremeados aos encontros no campo de pesquisa do Cavalo Marinho, do treinamento com o Grupo Peleja e ao processo de criação do espetáculo "Gaiola de Moscas", resultado prático desta investigação

ASSUNTO(S)

teatro cultura popular dance dança dramaturgia theatre traditional culture dramaturgy

Documentos Relacionados