Biodiversidade de Muscidae (Diptera), Braconidae (Hymenoptera) e Chrysopidae (Neuroptera) (Insecta) nas serras de Carrancas, Cipà e Canastra, MG. / Biodiversity of Muscidae (Diptera), Braconidae (Hymenoptera) and Chrysopidae (Neuroptera) (Insecta) collected in the Carrancas, Cipà and Canastra mountain ranges, MG.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento e conhecer as diversidades inventarial e diferencial de muscÃdeos (Diptera), braconÃdeos (Hymenoptera) e crisopÃdeos (Neuroptera) (Insecta), nas fitofisionomias: florestal, do cerrado e do campo rupestre, nas Serras de Carrancas, Cipà e Canastra, Minas Gerais, Brasil. As coletas foram efetuadas nos meses de julho/agosto de 2004 (inverno) e janeiro/fevereiro de 2005 (verÃo). Os muscÃdeos e braconÃdeos foram amostrados por meio de armadilhas do tipo Malaise as quais, em nÃmero de nove, foram montadas em cada uma das Ãreas de estudo, sendo trÃs por fitofisionomia. A primeira foi disposta a 30 metros da borda e as demais a 50 metros uma da outra, em direÃÃo ao interior da Ãrea de estudo. A amostragem de Chrysopidae consistiu na busca por insetos adultos durante o perÃodo de 72 horas nos mesmos perÃodos e fitofisionomias onde foram coletados os braconÃdeos e os muscÃdeos. Os espÃcimens capturados foram encaminhados para o LaboratÃrio de RecepÃÃo e Triagem de Material do Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras, onde foram quantificados e montados. Aqueles pertencentes Ãs famÃlias Muscidae e Braconidae foram encaminhados para identificaÃÃo nos laboratÃrios da UFPR e UEL, respectivamente. Entre os 478 espÃcimens capturados, aqueles pertencentes à famÃlia Chrysopidae foram os mais abundantes, porÃm, maior riqueza foi constatada entre os braconÃdeos. Em formaÃÃes vegetais abertas foram encontradas maior riqueza e abundÃncia e na Serra do Cipà constatou-se maior diversidade entre os grupos estudados. Maior similaridade foi constatada em funÃÃo da formaÃÃo vegetacional. Com base em estimadores de riqueza, supÃe-se que com o aumento do esforÃo amostral poderiam ser adicionadas novas espÃcies. Ãreas de preservaÃÃo ambiental cumprem seu papel na conservaÃÃo da biodiversidade.

ASSUNTO(S)

biogeografia biodiversity biodiversidade insects biogeography rising fitofisionomias entomologia agricola phytophysionomies levantamento insetos

Documentos Relacionados