Avaliação do efeito da radiação laser de baixa potência sobre a absorção do antiinflamatório diclofenaco aplicado topicamente em modelo experimental de lesão muscular por estiramento passivo em ratos. / Evaluation of the effect of low level laser treatment on the absorption of topically applied anti-inflammatory diclofenac in experimental model of muscle injury in rats by passive stretch.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/06/2012

RESUMO

Introdução: Estiramento muscular e outras desordens músculoesqueléticas são as principais causas que desabilitam atletas e praticantes de atividades físicas. Seu tratamento inclui AINES que desencadeiam vários efeitos adversos. O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da Terapia Laser de Baixa Intensidade (810nm) sobre absorção do diclofenaco aplicado topicamente, além de investigar uma sinergia entre ambos. Métodos: Foram quantificadas concentrações plasmáticas de diclofenaco em diferentes tempos, com e sem irradiação do laser, em ratos Wistar fêmeas. Ratos foram submetidos à indução do estiramento muscular. Os grupos tratados receberam irradiação do Laser, antes da droga, 1 hora após a indução da lesão, para analisar índice funcional, estudo eletrofisiológico, expressão gênica RT-PCR de COX-1 e COX-2, PGE2 por espectrofotometria e histologia. Resultados/Discussão: A utilização do Laser de Baixa Potência aumentou a biodisponibilidade da droga e reduziu a inflamação e a lesão após estiramento experimental, conduzindo a uma melhora da atividade de caminhar.

ASSUNTO(S)

inflammation laser não cirúrgico laser nonsurgical laser radiation lesão muscular muscle injury radiação a laser alongamento anti-inflammatory antiinflamatórios elongation inflamação

Documentos Relacionados