Avaliação da lesão e recuperação muscular após estiramento em ratos diabéticos. / Evaluation of muscle injury and recovery after stretching in diabetic rats.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/05/2011

RESUMO

Introdução: O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune cuja suscetibilidade é determinada pela combinação de fatores químicos, genéticos e ambientais. Neste estudo avaliamos a resposta de ratos diabéticos frente a lesão muscular através de parâmetros bioquímicos e funcionais. Materiais e métodos: Ratos Wistar machos dos grupos lesão e lesão+diabético foram submetidos a lesão por estiramento. Cada animal foi posicionado em decúbito dorsal com o membro posterior direito firmemente preso com uma linha, que passa por uma roldana, e se prende a uma pisseta com volume de água correspondente a 150% do peso corporal do animal. Esta linha foi fixada sobre o dorso da pata, realizando uma flexão plantar, alongando o músculo tibial anterior. O animal recebeu a tração durante 40 minutos. Foram realizadas análises de extravasamento protéico, níveis de TNF-a pelo teste imunoenzimático, expressão gênica de miostatina por real time RT-PCR, índice funcional e estudo eletromiográfico. Resultados e discussão: O diabetes promove um prejuízo na resistência à fadiga muscular e na recuperação funcional, elevação na expressão gênica de miostatina e na expressão protéica de TNF-a, além de aumento do extravasamento protéico.

ASSUNTO(S)

citocinas cytokines diabetes mellitus diabetes mellitus electromyography eletromiografia enzyme tests expressão gênica gene expression ratos rats testes enzimáticos

Documentos Relacionados