Avaliação da carga mental de trabalho dos operadores dos centros de operação e controle de energia elétrica. / Evaluation of mental workload of operators of operation and control centers of electrical energy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/04/2012

RESUMO

O conceito de carga mental do trabalho é um produto conceitual originado da noção de carga de trabalho, entendida genericamente como um campo de interação entre as exigências da tarefa e a capacidade de realização humana. Ela resulta do fato, do trabalhador executar a tarefa em si. Atualmente constata-se um aumento significativo das mudanças imposto as situações de trabalho nas organizações principalmente com a introdução da informática e automação de processos. Alguns fatores associados a estas mudanças necessitam serem aperfeiçoados, pois ainda existem acidentes e incidentes nas organizações, ocasionados principalmente por fadiga, falta de concentração ou devidos à inadequação operador/tela/máquina/computador. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a carga mental dos trabalhadores Técnicos dos Centros de Operação e Controle de Energia Elétrica. São identificados os fatores que mais contribuem para a percepção da sua carga de trabalho. Para tanto se utilizou um questionário contendo questões referentes aos aspectos sócios demográficos e funcionais dos operadores, questões sobre a carga de trabalho e o método NASA-TLX. A pesquisa foi realizada nos centros de Controle e Operação de uma empresa de energia elétrica nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Como conclusão as demandas que mais contribuíram para a taxa global da carga mental de trabalho em termos de peso foram a Exigência Mental seguida da Exigência Temporal. A demanda com menor peso foi a Frustração demonstrando o engajamento dos operadores e o comprometimento dos mesmos com o trabalho. Pretende-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar melhorias nos processos de gestão da operação das empresas do Setor Elétrico, contribuindo para uma melhoria da qualidade do trabalho.

ASSUNTO(S)

engenharia de producao centros de controle de energia elétrica carga mental ergonomia electrical energy control centers ergonomics workload

Documentos Relacionados